André Vargas, primeiro preso da Lava Jato, foi solto

Preso nas era jurássicas da Operação Lava Jato, no já longínquo ano de 2015, o ex-deputado federal pelo PT André Vargas foi posto em liberdade nesta sexta-feira (19). A decisão foi da juíza Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, da 2ª Vara de Execuções Penais de Curitiba.

Antes da prisão, Vargas ele exercia a vice-presidência da Câmara Federal e era um dos articuladores da bancada do PT. Ficou famoso pelo gesto dos punhos cerrados (foto) com que provocou o então ministro Joaquim Barbosa, do STF, algoz dos reus envolvidos no Mensalão, a maioria do PT.

André Vargas foi o primeiro político condenado pela Lava Jato e cumpria pena no Complexo Médico Penal de Pinhais. Ao contrário dos “colegas” famosos com os quais conviveu, como Marcelo Odebrecht (já solto) e Eduardo Cunha (ainda guardado), o ex-deputado conseguia manter bom humor e era considerado um líder muito pró-ativo para que todos cumprissem suas obrigações, como lavar privadas, pintar paredes, varrer o ambiente etc.

A liberdade é condicional. Pode voltar à cadeia se não cumprir algumas obrigações que lhe foram impostas pela Justiça. Por exemplo: pagar em dia todas as parcelas de R$ 1,103.950,12 a que foi condenado a devolver para reparar danos causados ao patrimônio público.

E ainda:

  • Apresentar-se bimestralmente perante o juízo da comarca onde irá residir;
  • Não se ausentar da comarca onde reside, por mais de 15 dias, sem prévia autorização judicial;
  • Recolher-se diariamente até as 23h em sua residência;
  • Obter ocupação lícita seja através do Programa Começar de Novo do CNJ ou através de emprego formal ou, ainda, frequentar curso de ensino formal ou profissionalizante a ser indicado e fiscalizado pelo Juízo da comarca onde irá residir.

O site G1 fez um levantamento dos antecedentes. André Vargas foi preso na 11ª fase da Operação Lava Jato, em 2015, e condenado pelo juiz Sergio Moro a 14 anos e quatro meses de reclusão, pelos crimes de corrupção passiva  lavagem de dinheiro, mas o absolveu pelo crime de pertinência a organização criminosa.

Essa pena inicial foi reduzida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), ficando com 13 anos, 10 meses e 24 dias. Em 2017, o ex-deputado foi condenado por lavagem de dinheiro a quatro anos e meio de reclusão.

A terceira condenação de Vargas ocorreu em agosto de 2018, quando recebeu pena de seis anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ninguém se manifesta contra o André Vargas porque foi ele o principal articulador da criação de novos TRFs através de uma Emenda Constitucional ao ADCT. Foi feito desta forma para evitar que o Supremo e o CNJ fizessem um estudo e um levantamento de tal necessidade de gasto publico. Tudo oara agradar a AJUFE, Oab e os grandes empresários devedores em execução fiscal e clientes do REFIS, em regra. Basta ler a Emenda Constitucional e ver quem assina.
    Por isso a revolta do min. Joaquim Barbosa, quando falou em “surdina” na criação e oneração da União. Enquanto isso os TRFs estão extinguindo algumas sedes no interior da região centro-oeste. Não colou essa criação. Todo mundo que fez “lobby” agora se esconde. Quem investiga membros do Judiciário e do MP na esfera criminal?? Seus próprios amigos?? Então esse sistema está errado e injusto.
    Mas isso a imprensa não divulga.
    André Vargas e Cia promulgaram a criação dos TRFs sem iniciativa do Judiciário. No interesse de quem???

    • Na linguagem popular: “É como se o sindico do seu condomínio quisesse construir mais um cômodo em sua residência. Mesmo que não tenho custo, ele não sabe qual a sua necessidade, e se você realmente concorda. Mas mesmo assim ele insiste em construir mais um quarto na sua residência. Só cabe a você decidir se quer mais um quarto em sua casa, e não ao sindico do condomínio.”. Como o ditado do “Elefante Branco” ou do “Jipe Lada Niva”. Kkkkkkk

  2. É aqui que começa a virada histórica do PT de Lula e Haddad.
    Com André Vargas ex secretário de comunicação do PT Nacional é que encontram o rumo para a Vitória no 2o Turno.
    Viva André Pixuleco Vargas ídolo do PT Paranaense.
    Faltava isso.
    Se não arrecadar mais de 15 mil por mês vai voltar para a cana.
    Mas é só nomear no gabinete da Gleisi Hoffman como o GLAUDIO LIMA e EDUARDO GAIVESKI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui