De todos os eleitores brasileiros que se declaram contra o PT e contra Lula, 30% dizem que vão votar em Jair Bolsonaro (PSL). Esta é uma das razões apontadas pelas pesquisas do Ibope para explicar favoritismo do capitão-candidato, que cresceu após as pesquisas indicarem a possibilidade de o petista Fernando Haddad – o poste de Lula – vir a disputar o segundo turno.
“Esse dado mostra que não há um bolsonarismo no Brasil, mas um antilulismo que, no momento, está identificado na figura do Bolsonaro”, diz Emerson Cervi, da Universidade Federal do Paraná, em entrevista para o Estadão. “O fato de ele estacionar no eleitorado geral e crescer nesses 30% que não votam no PT mostra que ele não consegue se representar por si mesmo, ele se representa pela negação do outro.”
Kléber Carrilho, professor de comunicação política da Universidade Metodista, concorda com a avaliação. “Neste momento, o Bolsonaro consegue reunir a imagem do antipetista ideal”, diz. “A paixão antipetista é maior que a decisão de voto no Bolsonaro. É um voto mais antipetista que um voto no Bolsonaro.”
Em resumo: é o receio da volta do PT que alimenta os índices de preferência por Bolsonaro.
ContraPonto desde quando alguem do Paraná tem competencia para analisar alguma coisa do Brasil?
O Paraná não conhece o Brasil. No pau da goiaba conhece Sao Paulo e a partir dai extrapola pro resto.
Não so existem adeptos do capitão bomba como são influentes e tem grana, instrução e poder. E isso não é anti Petismo. E ser brasileiro da elite. E no Paraná equivale a ser bem cotado e relacionado.
Muitos ate escrevem na imprensa e ja começaram, como aqui a tentar justificar o voto num fascista como Anti PT. Me engana que eu gosto Paraná.
O fascismo latente na sociedade paranaense vai aparecer agora em outubro nas urnas onde deve consagrar o capitão terrorista e fascista. E a culpa definitivamente não é do PT.
Me incluo. E acrescento. Não existe petismo. Existe lulismo.
Continuas um completo analfabeto politico. Me assusta voce conseguir escrever. Deve ter sido comemorado na familia como um grande feito, né.
Mas de que adianta se a pessoa não quer aprender a pensar So quer ficar que nem um papagaio repetindo o que ouviu dizer.