Adeus, estações-tubo

Adeus, estações-tuboÍcones do transporte coletivo de Curitiba há quase três décadas (*), as estações-tubo começarão a desaparecer do cenário urbano a partir da implantação de um plano de revitalização de R$ 507 milhões que o prefeito Rafael Greca pretende implantar nas linhas Interbairros I e II – duas circulares que servem também à integração com o transporte metropolitano.

O novo modelo de estação de passageiros será adotado no itinerário da Inter II: serão totalmente fechadas, climatizadas e autossustentáveis do ponto de vista energético. Cada unidade será equipada com placas fotovoltaicas na cobertura. No percurso do Inter 2 haverá 12 estações no total. Com esta e outras mudanças estruturais, a prefeitura espera garantir mais fluidez e maior integração dos eixos de transporte de Curitiba, Norte, Sul, Leste, Oeste, Boqueirão e Linha Verde, aumentando a capacidade  dos atuais 75 mil passageiros/dia para 118 mil.

Greca está em Brasília nesta quarta-feira (3) para tentar viabilizar o empréstimo de quase meio bilhão de reais junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para viabilizar o projeto.

(*) Correção: internautas apontam o erro e o Contraponto corrigiu – as estações-tubo foram implantadas em Curitiba em 1991 e não há meio século, como dizia a primeira versão desta nota.

12 COMENTÁRIOS

  1. Estações do Corredor BHS Transoceânica

    As obras do corredor expresso estão em processo de conclusão.
    O corredor do tipo BHS liga o bairro do Engenho do Mato, na Região Oceânica, ao de Charitas, na Zona Sul, e por ele circularão ônibus elétricos.

    Na atual fase de obras estão sendo concluídas as adequações das calçadas, realocação dos postes e a implantação do último trecho da ciclovia. As estações serão iniciadas na sequência.
    Os terminais do corredor BHS de Niterói terão piso na altura do passeio público, com bicicletário, câmeras de segurança, sistema de sonorização (o que garante comunicação do centro de controle com os passageiros), painéis com tempo de chegada dos ônibus na estação, e um telão onde os usuários poderão acompanhar a localização dos ônibus no mapa.

    FROTA NOVA TERÁ 100 ÔNIBUS, DOS QUAIS 40 SERÃO ELÉTRICOS

    O corredor terá uma nova frota de 100 ônibus, dos quais 40 elétricos que serão adquiridos pela prefeitura, cedidos por tempo determinado ao consórcio que atua na Região Oceânica (TransOceânico).

    Todos os veículos seguem o conceito BHS, com piso baixo e porta dos dois lados. Nesse sistema os ônibus têm ar-condicionado, portas dos dois lados e circulam em faixas exclusivas. As estações ficarão localizadas em um intervalo médio de 400 metros, para que a população precise caminhar no máximo 200 metros entre uma unidade e outra.

    O corredor terá cinco linhas saindo de diversos bairros da Região Oceânica.
    Confira os locais das estações do BHS:

    1ª) Engenho do Mato (já pronta)
    2ª) perto do Rio João Mendes
    3ª) rótula da Avenida Central
    4ª) em frente ao Mercado Maravista
    5ª) próximo Rua São Marcio
    6ª) antes da subestação da Enel e depois da Rua das Andorinhas
    7ª) próximo Avenida Santo Antonio
    8ª) depois do Multicenter, ao lado do hospital
    9ª) antigo hospital Amil
    10ª) próximo ao DPO do Cafubá
    11ª) rótula Cafubá na Fazendinha
    12ª) Fazendinha, perto da AABB
    13ª) Charitas (já pronta)

  2. Quer ser moderno greca? Desce esta bunda gorda da cadeira e vai ate Niteroi. Tem um projeto chamado Trans-Oceânica que é muito mais moderno que esta bagaceira que vai ser empurrada goela abaixo de Curitiba, pra ajudar os amigos e garantir grana pra eleição do ano que vem, que promete ser disputada.

    A estação do projeto de Niteroi, cujo projeto é do escritório do Lerner , e mais ou menos do jeito do desenho. Ou 5852seja provavel nem ser original , mas mais uma cópia sem o credito.

    Na viagem o greca podia ver como se consegue ter uma passagem muito mais barata que a de Curitiba, , ÔNIBUS MUITO MELHORES , e um atendimento nota 10, mesmo sendo uma cidade cheia de sobe-desce pra dificultar o trânsito.

  3. Apenas uma correção: as estações tubo estão longe de ter quase meio século, pois iniciou-se sua implantação em 1991. Informação correta é fundamental

  4. Eleição chegando tá na hora de azeitar a mão dos parceiros. A chance é esta. Vai que o curitibano acorda do sonho da Capital Ecologica para a realidade da Capital Cocôlogica.

    Já vi este filme. No final o MP faz de conta que é licitação0 de gente seria, logo não precisa investigar e o TC vai dar o clássico “de acordo”

    O greca é tão datado que nem atualiza os metodos. Ja pode empregar quem quiser sem concurso e arrumou uma obra pra levantar grana.

    • Nova tecnologia? Onde? Já foi este tempo em que Curitiba era exemplo. Infelizmente se tornou a capital da lava jato.

      nova tecnologia com o greca? so se ele ta recebendo agora em bitcoin

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