A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso auditável será um dos temas da live pelo Youtube e facebook, nesta quarta-feira (28) às 17 horas, reunindo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Tito Campos de Paula, e o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Camilo Turmina.
Segundo o presidente da ACP, “o objetivo é esclarecer dúvidas asque pairam entre os eleitores, já que muitos colocam em dúvida a confiabilidade da urna eletrônica, se são efetivamente auditáveis. Por isso existe esta defesa do voto impresso. Mas os tribunais, de antemão, justificam que não haveria tempo hábil modificar o sistema pelo volume de urnas. Se há insegurança entendo que o debate se justifica e a população precisa ser esclarecida para que não pairem dúvidas”.
A PEC do voto impresso, de autoria da deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), prevê que, “no processo de votação e apuração das eleições, dos plebiscitos e dos referendos, independentemente do meio empregado para o registro do voto, é obrigatória a expedição de cédulas físicas conferíveis pelo eleitor, a serem depositadas, de forma automática e sem contato manual, em urnas indevassáveis, para fins de auditoria.”
O encontro poderá ser acompanhado em:
www.facebook.com/acpdgital
www.youtube.com/acpdigital