A duquesa americana e os pés de Lula

(por Ruth Bolognese) – No sábado londrino, uma família deu lição ao mundo de pompa, circunstância e marketing com algumas jóias de tradição, chapéus inacreditáveis e concessão necessária para se manter no poder por mais 100 anos: transformou em condessa uma atriz americana de segundo escalão, afrodescendente e filha de um pai do balacobaco.

Poucos foram os ocidentais, os mais desligados talvez, que deixaram de ver pelo menos uma imagem televisiva da noiva subindo as escadarias da igreja de Windsor para casar. E com o filho mais novo da popular Princesa do Povo (que saiu do padrão real e convenientemente já falecida), Harry. O casamento inglês tomou conta do noticiário no sábado e a velha norma do jornalismo indica que, por mais estapafúrdia que seja, não se deve brigar com a notícia.

Mas depois de tantas emoções, o domingo amanheceu gelado e de volta ao mundo real, não o monárquico, mas o real mesmo, há que se lembrar que temos um ex-presidente preso numa sala da Policia Federal em Curitiba. Um ex-presidente que nasceu no calor de Pernambuco, Guaranhuns, onde cobertor peludo é tão raro que assusta as crianças, por lembrar bicho peludo.

E sem segurança, sem carro e sem qualquer regalia de ex-presidente, devidamente cancelados pela Justiça, a dúvida é se Gleisi Hoffmann, a fiel companheira, esta sim acostumada aos rigores do inverno curitibano, antenou-se para garantir a Lula o cuidado de manter os pés quentes. Sem isso, não há Cristo que consiga pegar no sono nessa cidade. Além do “meião”, um bom edredon, ou mesmo um cobertor poderoso, resolvem o problema.

Clarice Lispector já escreveu que as mães podem suportar tudo, menos que seus filhos fiquem com os pés gelados. É a essência mais profunda do abandono.

Com os mais velhos, os encarcerados que conhecemos, os que vieram do calor pernambucano, também é preciso impedir que seus pés fiquem gelados.

É humano.

3 COMENTÁRIOS

  1. A ruth mistura condessa, com duquesa, com atriz americana, com segundo escalão, com lula, com frio, com gleisi, com Lispector, que salada !!

    Artigo totalmente desnecessário !!

  2. Ruth precisa estudar um pouco mais antes de escrever. Primeiro, a cidade de Lula é GARANHUNS, não GUAranhuns. Segundo, o clima por lá é bem diferente de outras áreas de Pernambuco. A temperatura média compensada anual é de 21 °C, chegando a 15 °C ou até menos nos meses mais frios. Portanto, nem de longe “cobertor peludo é tão raro que assusta as crianças, por lembrar bicho peludo” na cidade. Se for fazer piada, estude antes, Ruth!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui