Morre o médico, professor e pesquisador Alberto Orlando da Eira Rebelo

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) informa o falecimento do médico, professor e pesquisador Alberto Orlando da Eira Rebelo ocorrido nesse domingo (13) no Hospital Pilar, em Curitiba. Nascido em Angola, quando ainda era colônia portuguesa, o médico tinha 89 anos de idade e mais de 65 de formação pela Universidade de Lisboa (Portugal) e tinha título de especialista em cirurgia geral. Estava no Brasil desde o início dos anos 1960, quando revalidou seu título pela Universidade Federal do Paraná, onde foi professor.

Atuando em antigo hospital de tratamento de tuberculose em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, ele foi um dos cinco médicos fundadores da Novaclínica Hospital e Maternidade, em 1977, que passou a funcionar no espaço da instituição anterior. Seus colegas nessa trajetória foram os Drs. Rui Kiyoshi Hara, João Renato Piovesan, Miguel Haluch Filho e Brasílio Vicente de Castro Filho, que faleceu no dia 28 de fevereiro último. A Novaclínica tem hoje mais de uma centena de médicos em seu corpo clínico.

Poliglota, com domínio do português, bando (língua nativa de Angola), inglês, espanhol e italiano, o Dr. Alberto Rebelo ainda estava se aperfeiçoando no tupi-guarani. Tinha desacelerado na Medicina desde que completou 75 anos e se dividia entre sua casa na Grande Curitiba e Ubatuba, no litoral paulista.

Viúvo desde meados dos anos 2000, era casado com a paranaense Ymara (“brilho da água”, em tui-guarani) Maria Licnerski, que conheceu em Ubatuba, onde ela é dona de uma loja de arte e decoração. Dos sete filhos do Dr. Alberto Rebelo, somente o mais novo nasceu em solo brasileiro, em Pelotas (RS), onde a princípio esperava se radicar. Um de seus filhos é a médica Fernanda Maria Martins da Eira Rebelo, especialista em radiologia e diagnóstico por imagem e que é casada com o também médico Alan César Diório, cirurgião geral. O casal atua em São José dos Pinhais.

De acordo com os registros do Dr. Alberto da Eira Rebelo, ele nasceu em 3 de dezembro de 1932 na cidade de Lobito, que acolhe o segundo porto mais importante de Angola. Depois de se formar na capital portuguesa, retornou ao seu país, onde abriu uma clínica e assumiu cadeira na Universidade de Angola, na capital Luanda, onde também trabalhou na instalação de serviços públicos. Atuou como médico do Exército no combate com guerrilheiros e passou pelos Estados Unidos antes de vir para o Brasil, a convite do então ministro Ney Braga, da Educação. Revalidou seu diploma pela UFPR em janeiro de 1962, tendo se inscrito no CRM-PR do Paraná e do Rio Grande do Sul (n° 6.960).Do CRM-PR.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui