Economista Eduardo Giannetti é novo imortal da ABL

A Academia Brasileira de Letras (ABL)  elegeu nesta quinta-feira (16) em sessão híbrida no Petit Trianon, no Rio de Janeiro, o novo ocupante da cadeira 2 de seu quadro de membros efetivos, vaga com o falecimento do acadêmico Tarcísio Padilha, ocorrido no dia 9 de setembro de 2021.

O vencedor foi o escritor, professor e economista Eduardo Giannetti, que recebeu 18 votos. Participaram da eleição 34 acadêmicos de forma presencial ou virtual (um não votou por motivo de saúde). Os ocupantes anteriores da cadeira 2 foram Coelho Neto (fundador) – que escolheu como patrono Álvares de Azevedo –, João Neves da Fontoura, João Guimarães Rosa e Mário Palmério.

Quem é

Eduardo Giannetti nasceu em Belo Horizonte, no dia 23 de fevereiro de 1957. É economista, professor, autor e palestrante formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ambas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge (1987). Atualmente é professor da Ibmec Educacional. Foi também professor de economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da FEA-USP (1988-1999) e da Universidade de Cambridge (1984-1987).

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e teoria econômica, história do pensamento econômico, economia do bem-estar, ética e economia. É assessor do partido político Rede Sustentabilidade, sendo o responsável por elaborar os planos econômicos de Marina Silva para as campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018.

É autor de diversos livros e artigos, sendo alguns deles traduzidos para diversos idiomas. Vencedor por duas vezes do Prêmio Jabuti: o primeiro, em 1994, por “Vícios privados, benefícios públicos?” e o segundo, em 1995, pelo livro “As partes & o todo”. Foi vencedor do prêmio Economista do Ano, pela Ordem dos Economistas de São Paulo, em 2004. (ABL).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui