Eleição de 1990 no Paraná. Concorriam à única vaga de senador o banqueiro dono do Bamerindus José Eduardo de Andrade Vieira. Rico, disputava com candidatos bem menos abonados, como Tony Garcia, Paulo Pimentel e Maurício Fruet. Foi eleito. Como senador, logo virou ministro do então presidente Itamar Franco (Agricultura e Indústria e Comércio). Em 1994 apoiou a candidatura de Fernando Henrique Cardoso à presidência da República, de quem também foi ministro da Agricultura por um breve período.
A aventura na vida política fez com que Zé Eduardo, como era tratado, perdesse o foco dos negócios, sofreu represálias políticas e o Bamerindus – que na época era o terceiro maior banco brasileiro, atrás apenas de Bradesco e Itaú – perdeu fôlego. Boatos de que o banco estava em estágio pré-falimentar se espalharam e correntistas correram para sacar o que tinham, o que agravou a crise. Não houve jeito: o banco acabou sendo vendido para o HSBC na bacia das almas.
Amargurado, Zé Eduardo deixou a política e se recolheu à fazenda da família em Joaquim Távora (Norte Pioneiro), ao mesmo tempo em que cuidava do jornal Folha de Londrina, que comprara pouco antes. Morreu aos 76 anos em fevereiro de 2015.
Aqui neste vídeo de campanha, produzido pela agência GW, ele já aparece como seria identificado pelos eleitores – o Zé do Chapeu. (dos arquivos do Portal Memória Brasileira)