O Palácio do Planalto distribuiu neste domingo um vídeo em defesa do golpe de 1964. A narrativa do material usa a mesma definição adotada pelo presidente Jair Bolsonaro e alguns de seus ministros militares para classificar o fato histórico, observa o Estadão.
Para eles, a derrubada de João Goulart do poder, que marcou o início do período de 21 anos de ditadura militar no Brasil, foi apenas um movimento para conter o avanço do comunismo no País. “O Exército nos salvou. O Exército nos salvou. Não há como negar. E tudo isso aconteceu num dia comum de hoje, um 31 de março. Não dá para mudar a história”, diz o apresentador do vídeo. Hoje, o golpe completa 55 anos. Segundo a Comissão Nacional da Verdade, 434 pessoas foram mortas pela repressão militar ou desapareceram durante a ditadura (1964-1985).
A peça tem aproximadamente dois minutos, não traz a indicação de quem seria seu autor e foi distribuída por um número oficial de WhatsApp do Planalto, usado pela Secretaria de Comunicação da Presidência para o envio de mensagens de utilidade pública, notícias e serviços do governo federal. Para receber os conteúdos, os jornalistas precisam ser cadastrados no sistema.
A assessoria de imprensa do Planalto foi procurada e, como resposta, disse que o Planalto não irá se pronunciar. A equipe também confirmou que o canal usado para disparar o vídeo é mesmo oficial. “Sobre o vídeo a respeito do dia 31 de março, ele foi divulgado por meio de nosso canal oficial do governo federal no WhatsApp. O Palácio do Planalto não irá se pronunciar”.
Quanta bobagem onde que foi o povo que determinou isso é a mesma história que foi o povo que derrubou Dilma, indo só alguns aloprados nas capitais nas ruas mas a grande maioria não se posicionou, mas como sempre tem aloprados para alimentar essas bobagens infelizmente não tem o que ser feito.
Gente imbecil e esse velho se sujeitando a um papel ridículo desses, estava onde esse verme nos anos sessenta, morando na Europa que não viu o que aconteceu em seu país.
È assim que a coisa acontece…. não tem autoria, apesar de utilizar de um canal FORMAIl do Palacio do Planalto… São covardes!!!!!
Interessante como a imprensa se posiciona em relação a este tema. Foi o povo que DETERMINOU a entrega do poder aos militares. Isso é golpe?! Então a sociedade não tem o poder?! Não tivesse ocorrido da forma como ocorreu e estaríamos em uma Cuba continental.