2018: a desistência de Osmar Dias

Antes do fim de julho de 2018, já chegando muito perto do prazo para o registro das candidaturas, parecia que estava tudo arrumadinho. A disputa pelo Palácio Iguaçu se daria entre três candidatos fortes – Cida Borghetti (PP) concorreria à reeleição; Ratinho Jr. (PSD) dava os retoques finais na sua chapa; e Osmar Dias (PDT) despontava nas pesquisas como um dos favoritos, apesar da esquálida formação partidária que o acompanharia.

As pesquisas apontavam o favoritismo de Ratinho, mas Osmar seguia em seus calcanhares. Cida, ainda num distante 3.º lugar, apostava no crescimento pela exposição que lhe dariam os primeiros meses do exercício do mandato de governadora. Tudo levava a crer que a eleição seria decidida em segundo turno, provavelmente entre Osmar e Ratinho.

Mas eis que, não mais do que de repente, Osmar Dias desiste da disputa. Não aceitou a aliança que o MDB lhe oferecia, alegou falta de mais apoios partidários, previu a magreza de recursos financeiros para sustentar a campanha e reclamou dos movimentos do irmão Alvaro Dias (senador e então candidato a presidente da República) em favor de Ratinho.

A renúncia de Osmar aconteceu na véspera da convenção do PDT, marcada para 5 de agosto.

Partiu-se, então, para o improviso. PDT e MDB fizeram um meio casamento. O deputado João Arruda, que se reelegeria facilmente para a Câmara Federal, foi lançado ao sacrifício de disputar o Palácio Iguaçu.

A correlação de forças mudou radicalmente. Sem Osmar na disputa, Ratinho consolidou o favoritismo; Cida cresceu e Arruda fez bom papel – mas nada suficiente, na soma desses dois, para atrapalhar a vitória de Ratinho já no primeiro turno, em 7 de outubro.

3 COMENTÁRIOS

  1. O irmão atrapalhou..?. Tinha poucos recursos…? .Nenhum político, que se considera politico de verdade, deve desistir de um pleito da maneira que fez…Deixou todos os militantes na lona…Deixou o Ciro na lona aqui no Estado…Pra mim, o homem acabou…Não deveria desistir nem por 30 milhões de razões…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui