12 de janeiro de 1984. Exatamente há 33 anos Curitiba era sede do primeiro comício das Diretas Já, movimento histórico que pretendia interromper as duas décadas em que a ditadura militar impedia a escolha dos presidentes da República pelo voto popular direto.
Entre 30 e 60 mil pessoas acorreram à Boca Maldita para ouvir a pregação dos grandes líderes do movimento, dentre os quais o presidente do PMDB nacional, deputado Ulysses Guimarães, os governadores Tancredo Neves, Franco Montoro e José Richa, o senador Alvaro Dias e o deputado Dante de Oliveira, autor da emenda constitucional que devolveria a eleição direta.
Comícios idênticos se repetiram daí em diante em todas as capitais e grandes cidades brasileiras, mas a emenda não foi aprovada pelo Congresso.
De novo, a eleição seria decidida pelo voto apenas de deputados e senadores em novembro de 1984. Eram candidatos Tancredo Neves e Paulo Maluf. Ganhou Tancredo, que, doente, não chegou a tomar posse em 15 de março de 1985. Com sua morte em 21 de abril seguinte, assumiu a presidência definitivamente o vice José Sarney.
Este vídeo, guardado no acervo do jornalista José Wille, do Portal História Brasileira, retrata a euforia. É uma reportagem feita pelo repórter Narciso Assunção (já falecido) para a TV Bandeirantes, Canal 2. Ele retrata o início de uma etapa da história brasileira cujos efeitos são sentidos até hoje.
Consegui, graciosamente, a cessão dum ônibus da Viação Garcia para o transporte dos participantes lá da minha Sanzabel do Ivai.
Saudades desses políticos que deram a entrevista, porque os revolucionários Lula, José Dirceu, Dilma foram um fracasso no poder.
Foi uma grande conquista do povo brasileiro. Pena que, até hoje, a grande maioria dos eleitos não correspondeu às nossas expectativas. Uma parte importante da classe política colocou seus interesses particulares acima dos interesses do país é nosso querido Brasil agoniza em crises éticas e econômicas. Há décadas conquistamos o direito de eleger nossos representantes, falta agora aprendermos a escolhe-los.
Bela lembrança D. Ruth. Pena que para muitos são só lembranças. Parece que foi em vão tudo isso. O direito de votar para Presidente, tão dificilmente conquistado, foi jogado na privada pelos que nunca deram muito valor ao jogo democrático.
Ouvi falar que Curitiba foi escolhida para o começo da mobilização 1 – pela presença do Jose Richa no governo e 2 – Por avaliarem que Curitiba seria um bom termômetro para se avalizar o grau de descontentamento com o governo federal e o nível de mobilização com as Diretas Já visto que se o curitbano sempre foi dificil de se engajar ativamente
A campanha pela derrubada da Dilma foi totalmente feita com o conluio midia-judiciário, ou seja , o curitibano nadou e foi empurrado a favor da corrente ao contrário de 1984 onde a globo por exemplo escondia que havia as Diretas Já