17 de julho de 1975, a neve em Curitiba

Há 43 anos, exatamente no dia 17 de julho de 1975, curitibanos faziam festa com a neve que embranqueceu telhados, jardins e carros na cidade. Crianças e adultos fizeram festa – repetindo o que acontecera em 1928, quando Curitiba recebeu neve ainda mais intensa.

No dia seguinte, o tempo extremamente frio e a geada negra no interior dizimaram a maior riqueza do Paraná – seus cafezais, os maiores, mais ricos e produtivos do país. Foi-se também a produção de trigo, assim como hortaliças e pastagens. O desastre econômico para o estado foi enorme – em seguida recuperado por ação intensa do governo estadual, na época comandado pelo governador Jayme Canet.

Sementes de trigo importadas do México, adaptadas às condições de solo e clima do Paraná, foram plantadas para a safra seguinte e devolviam ao estado a condição de maior produtor nacional. As plantações de café, erradicadas, deram lugar às lavouras mecanizadas de soja e às pastagens. O interior se esvaziou e Curitiba cresceu e mudou ao receber os migrantes da geada aos milhares.

O vídeo faz parte do acervo que o jornalista José Wille mantém no Portal Memória Brasileira.

1 COMENTÁRIO

  1. E no dia seguinte, 18, instalou-se a indústria da mudança. Caminhões lotados delas debandando para Rondônia, pros dois Mato Grosso, prá São Paulo, pro entorno Curitibano. No Noroeste, o êxodo rural deixou Maria Helena, com pouco mais de 8 mil habitantes. Tinha 40 mil. Só Nova Esperança, graças à diversificação – cerâmicas, bicho da seda, urucum conservaram a população antes-geada. Enquanto isso, Tamandaré, Colombo, São José dos Pinhais, etéque, triplicaram os seus viventes em menos de 10 anos. Crescimento? Não. Inchaço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui