O secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, escancarou a briga que mantém com as duas principais associações de policiais – a dos Delegados da Polícia Civil (Adepol) e a dos Oficiais da Polícia Militar (Assofepar).
Ambas criticam sua gestão e o chamam de “incompetente” por vários motivos: acusam-no de responsabilidade pela caótica situação das cadeias das delegacias (que abrigam 10 mil detentos, mais do que os recolhidos nas penitenciárias); pelos 6 mil coletes balísticos vencidos e não substituídos; pela compra de mini-viaturas em que só cabem policiais com menos de 1,70m; pela redução de verbas para o custeio da PM e assim por diante…
As queixas da Assofepar e da Adepol tornaram-se públicas depois que se esgotaram todas as tentativas para convencer o governador Beto Richa de que Mesquita precisa ser urgentemente substituído.
Nesta segunda-feira o secretário não aguentou e atacou diretamente, via Facebook, a associação dos oficiais da PM, acusando-a de ser uma entidade que age “com puro interesse político”. Dá um motivo: “eu acabei com a farra de alguns oficiais desta Associação que viajavam para Brasília para tratar interesses particulares e políticos com dinheiro público”.
O que falar da brilhante ideia desse genioso de aceitar celas modulares em delegacias? Toda classe policial brigando pelo seu real dever de serviço que é o de deixar de ser babá de preso e esse engravatado se achando o Einstein. PQP! A história se repete a dos primórdios, quando algum outro incompetente teve a “excelente” ideia ou Boa vontade ($) de aceitar custodiados em unidades policiais. O pior é ter que ficar com essa péssima herança. Dia pós dia só desordem, falta de comprometimento com a instituição. Também acho que está durando além essa gestão. Basta!
Joel,
Sugiro que se vc sabe de desvios ou tem provas, que faça a devida denúncia nominal aos órgãos competentes. Caso contrário é falácia, ou burrice. Ao que sei a diretoria da Associais dos oficiais não é remunerada, são eleitos por oficiais e os eleitos não podem ter ligações ou representação política ou cargos comissionados. Das demais instituições não sei..
Achei estranho o secretário ao mencionar que sem ajuda dessas associações que ele criticou ele não teria conseguido algumas verbas , helicópteros oriundos do governo Federal, pois ele nem se aproximar e conseguir isso sozinho é capaz. Vamos aguardar, mexeu com a caserna, e segue tirando todos pra burro, principalmente a população.
Mesquita usa mais seguranças que o governador, um absurdo isso. Além do mais, aparelhou a DIEP com mais de 120 policiais civis e militares, geralmente peixes do Sesp ou da cota política do Francisquini, secretário de FATO da Sesp. Mesquita, peça para sair no melhor jargão do Cap Nascimento da tropa de elite. Volte para tua querida PF, se é que te aceitam lá, e pare de vender e impor factoides para o povo paranaense. Vc já era. Já deu (não sabemos o que) mas já deu o que tinha que dar nessa gestão pífia que ficará na história do Paraná como o pior Sesp que já tivemos …
Gostaria de falar muitas coisas a respeito desse imbecil, mas teria que usar muitas palavras de baixo calão. Então me reservo ao silêncio, pois como é notório, essa farsa de secretário jamais deveria ter pisado no território paranaense. Peça pra sair e enterra seu boné.
Seu jornalistazinho de meia tigela, essas associações só estão aí pra ajeitar o lado político, e seu negócio deve estar vinculado por elas a uma boa bolada com o dinheiro dos trouxas que fazem parte delas, tudo manipulado! A farra nas instituições e patrocínios vem de longa data. Tá na hora de acabar!!!
Muito bem colocado pelos demais anteriormente!
Um secretário que acha desculpa pra tudo, que é melhor em tudo, que fez tudo e que segundo sua visão foi o melhor secretário do mundo! Se fosse tão bom, estariam sentindo sua falta na PF, que aliás já comete grande erro em aprovar pessoas, e depois ficar realocando em lugares fora do contexto de seu concurso de origem.
Esse secretário é um brincalhão, maldoso e que não tem a mínima capacidade de gestão, não consegue passar 1 mês sem arranjar atrito com PC, PM e Depen.
Já chega, deem um holofote pra ele e um par de chinelos e bom descanso.
Adeus Mesquita, não deixará saudades!
Caro Secretário: falar mal da ADEPOL, do SINCLAPOL e Associação da PM é fácil para quem anda de carro blindado e com mais seguranças que o Governador, enquanto levamos tiro na rua e estamos com armas ruins, coletes vencidos e viaturas sucateadas. É fácil para quem tem policiais andando 24h com sua família, enquanto as nossa estão acuadas em casa. É fácil para quem anda de sedã de luxo enquanto andamos de Toyota Etios ou algum “cabrito” velho depositado pela Justiça. É fácil para quem fica no ar-condicionado adora aparecer de bonzinho e paladino dando entrevista para qualquer tabloide, enquanto nós enfrentamos a bandidagem. É fácil para quem passa o tempo todo mentindo sobre tudo e todos, enquanto nós pagamos a conta da incompetência administrativa. É fácil arrotar sucesso comprando, sabe-se-la porque motivos, viaturas inadequadas, armamento imprestàvel e celas modulares, enquanto amargamos o fracasso de enxugar gelo, dando a cara a tapa, prendendo bandidos e cuidando de presos.
Como é fácil gargantear números que não produziu, não é Secretário? Números que o senhor vende como sucesso e só existem porque na ponta da linha damos suor e sangue enquanto V.Exa viaja e dá entrevistas. Números torturados e apertados que só retratam o fracasso de sua administração em conter a escalada de violência.
Como é fácil bravatear e nada fazer. Como é fácil fazer cortesia com chapéu alheio.
Por favor, se estamos errados e V. Exa é todo esse primor de capacidade gerencial e força realizadora, volte para a Polícia Federal e resolva grande parte de nossos problemas, pois o crime que na ponta da linha nós combatemos é alimentado em sua quase totalidade pelo tráfico internacional de armas e drogas, que é de competência de sua instituição de origem.
Mesquita mentiroso de primeira…
Não posso dizer pela Adepol, mas pela Assofepar já fui convidado (sou associado) a ir em eventos em Brasilia ou outro estado, totalmente custado pela mesma, incluindo aéreos e hospedagens, somente recebe diárias oficiais que forem além do evento tratar de assunto de interesse da corporação, como reunião no Senasp, Ministério da Justiça, entre outros.
Mesquita está fazendo isso pra ver se escapa da degola, é um total atrapalhado.
Será que ele não vai mencionar o cabide de emprego que virou a sua secretaria?
Além do que que se houve desvio ou a dita farra que ele comentou, que instaure inquérito para averiguação e punição se for o caso, do contrário ele foi conivente e mais uma vez explicito a sua má gestão.
Vai tarde Mesquita…
Tudo bem que ele acabou com a farra das tais diárias. Então já deveria saber, isso não aconteceu da noite para o dia.
Se as diárias eram irregulares então o secretário deveria ter tomado providências contra que as concedeu se não o fez teria prevaricado.