Eleito para o quarto mandato na Câmara dos Deputados com 123.033 votos, Zeca Dirceu (PT-PR) faz tradicionalmente no mês de junho uma série de encontros que reúne lideranças e eleitores para comemorar seu aniversário no dia 21 de junho. Neste ano, as festas reuniram mais de 7 mil pessoas em sete cidades: Curitiba, Cascavel, São João, Cruzeiro do Oeste, Brasília, Guarapuava e Cianorte. “Isso partiu dos meus amigos em Cruzeiro do Oeste e depois se estendeu a outras cidades. É uma alegria e felicidade encontrar tanta gente”, disse o petista.
Neste ano de 2023, os encontros do deputado Zeca Dirceu arrecadaram cerca de 7 toneladas de alimentos que serão doados às entidades que distribuem alimentos nas cidades. “É apenas mais uma forma de fazer um encontro solidário neste momento em que as pessoas estão se recuperando da pandemia. Vale lembrar que o MST, a Cufa, várias outras entidades, empresas e grupos de voluntários distribuíram comida, gêneros de higiene e primeira necessidades durante a pandemia”.
Cufa, MST e setor produtivo
Em Brasília, sete ministros e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, foram ao aniversário de Zeca Dirceu. Em Curitiba, onde foi lançado pré-candidato a prefeito, dirigentes da Cufa (Central Única das Favelas) destacaram o apoio do deputado à Expo Favela e à Taça das Favelas.
Em Cascavel, São João, Guarapuava e Guarapuava, lideranças do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) apontaram a defesa de Zeca Dirceu aos programas e projetos de apoio à agricultura familiar. Empresários do agro, vestuários, serviços e de outras atividades da economia também prestigiaram os encontros e destacaram a liderança do deputado em resolver as demandas de cada setor.
“Temos muitos pontos em comum, desde o apoio ao setor produtivo, às reiteradas críticas às altas taxas de juros estipuladas pelo Banco Central”, disse um agropecuarista de Guarapuava.
Pré-candidato ao Senado
Antes mesmo das eleições municipais de 2024, Zeca Dirceu também é apontado no PT como um dos pré-candidatos de uma possível eleição suplementar ao Senado em caso da cassação de Sérgio Moro (União Brasil-PR). Em seis eleições consecutivas – duas de prefeito de Cruzeiro do Oeste e quatro para Câmara dos Deputados – o petista saiu vitorioso e fez 482.022 votos.