O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu , defendeu a criação de novos campi do Instituto Federal do Paraná (IFPR). “É fundamental que a educação profissionalizante seja descentralizada e atenda a todas as regiões do Paraná e do Brasil”, disse na reunião com o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Getúlio Marques Ferreira,
De acordo com o deputado, além da expansão do número de unidades dedicadas à formação de tecnólogos e profissionais, é preciso que os campi avançados virem campi autônomos. A transformação, segundo Zeca Dirceu, garante às unidades uma direção própria.
“Os profissionais formados pelos IFPR têm uma visão inovadora e têm capacidade de conduzir importantes avanços tecnológicos nos diversos tipos de produção do estado”, explicou.
O líder do PT na Câmara destacou ainda a importância de se garantir assistência aos estudantes dos IFPRs. “Queremos priorizar, por exemplo, novas obras para refeitórios. Eu defendo que 100% dos campi tenham esse tipo de assistência estudantil, que combate a fome e a insegurança alimentar e garante que os alunos completem seus estudos ”.
Atualmente, o IFPR tem 20 campi, seis campi avançados e quatro centros de referência no Paraná. São 29 mil estudantes, 1430 professores e 965 técnicos administrativos. São ainda 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação.