O presidente Jair Bolsonaro afirmou no fim da tarde desta segunda-feira (15) que o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não foi “muito prudente” ao participar das manifestações do último domingo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Bolsonaro disse que está tentando “solucionar o senhor Abraham Weintraub”.
“Quanto à participação do ministro, acho que ele não foi muito prudente ao participar dessa manifestação, apesar de não ter falado nada grave ali. Ele não estava representando o governo, estava representando a si próprio. Como tudo que acontece cai no meu colo, mais um problema, estamos tentando solucionar o senhor Abraham Weintraub”, disse o presidente em entrevista à Bandnews.
O presidente recebeu o ministro em seu gabinete, no Palácio do Planalto, para uma conversa. Jornalistas políticos de Brasília informaram durante todo o dia que Weintraub estava para ser demitido por causa das repetidas crises provocadas com o Supremo Tribunal Federal (STF). Todavia, a saída do ministro só ocorrerá quando o presidente encontrar uma saída honrosa para ele, o que significa um ministério de menor expressão ou mesmo um cargo numa representação do Brasil no exterior.