Nesta segunda-feira (12), a partir das 18h30, a Sociedade Garibaldi (Palácio Garibaldi, São Francisco), em Curitiba, vai sediar pela quinta vez o lançamento da coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, que chega ao 13º volume trazendo mais 15 perfis de homens e mulheres que ajudam a contruir o Paraná de hoje. Tudo sob a ótica, seleção e o crivo do jornalista e professor Aroldo Murá G. Haygert, em seus 62 anos de jornalismo profissional.
“O trabalho não é uma missão fácil, envolve enorme dose de dedicação em avaliação de currículos, de pesquisas, de entrevistas, longos processos de checagem de fontes e fatos, delicado trabalho em torno da infografia, sem contar o envolvimento essencial em design gráfico, revisão, entrevistas”, conta o autor.
Hora de agradecer
Pela primeira vez, o Instituto Ciência e Fé de Curitiba fará a entrega do diploma “Hora de Agradecer”, a personalidades cuja fundamental atuação garantem a continuidade da obra memorialista “Vozes do Paraná”.
São eles: a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, que presidente a Sociedade Garibaldi, à qual empresta nova dimensão socio-cultural; ao advogado José Machado de Oliveira, presidente da Prolik Advogados Associados, referência no mundo advocatício brasileiro; e ao casal Elin e Luiz Fernando de Queiroz, em reconhecimento ao apoio incondicional que oferece à publicação dessa coleção histórica.
Os perfilados
Nesta 13ª edição de “Vozes do Paraná”, o leitor vai encontrar perfis de personagens que apostaram no futuro e hoje são parte vital do progresso do Paraná. É o caso de Arnoldo Hammerschmidt, empresário da área de combustível que começou a vida vendendo guloseimas, que a mãe produzia, à beira de uma rodovia. E que hoje tem negócio que faturou bilhões de reais em 2021. Detalhe: ele dá enorme contribuição ao meio ambiente, produzindo ainda biocombustíveis para muitos estados”, antecipa Murá.
Na região de Guarapuava, Pinhão e Reserva do Iguaçu, um muito bem sucedido produtor agrícola e agropecuário divide seu mundo de conhecimentos com dados reveladores de momentos da História do Paraná. É Francisco Dellê, o pecuarista que pinta quadros e guarda a memória de Pinhão.
“Aberto à alma dos paranaenses, o livro dá espaço, agora, a uma sacerdotisa da Umbanda, com seu Terreiro do Pai Maneco, uma vertente de espiritualidade aberta todos os dias para a percepção do sagrado por parte de multidões de curitibanos”, descreve o professor, referindo-se à perfilada Lucília Guimarães, fotojornalista e dirigente do Terreiro do Pai Maneco.
Completam a lista de personagens três representantes da Nova Geração: Lara Dellê Urban, Daniel e Julio Hey (os Irmãos Ahimsa); os advogados Flávio Zanetti de Oliveira e Gustavo Scandelari; os médicos Maria Augusta Karas Zella e Marcelo Bendhack, especialista em uro-oncologia; a ex-diretora do Teatro Guaíra, Monica Rischbieter; os jornalistas Eliseu Tisato e Pedro Ribeiro; o arquiteto Salvador Gnoato e o empresário Luiz Bonacin Filho, idealizador do programa Bom Aluno.
Também há o perfil institucional do Grupo Uninter, grande empreendimento da educação brasileira, capitaneada pelo professor Wilson Picler. “Enfim, os personagens são vencedores, no sentido de que se impõem muito além do dever cumprido; ou por simplesmente estarem fazendo uma ‘carreira de sucesso’. Vencedores porque eles estão com espírito e energia fincados na montagem de futuro que não perdoará o mundo que lhe legarmos.”
Grandes porta-vozes
Junto com esta edição do livro, serão apresentados e diplomados sete novos “Grandes Porta- Vozes do Paraná”, realização com o selo do Instituto Ciência e Fé – Fidelis et Constans. São eles:
Jaime Lechinski, jornalista;
Leonardo Petrelli, empresário;
Luiz Julio Zaruch, jornalista;
Maria Luiza Marques Dias, arquiteta;
Maí Nascimento Mendonça, jornalista;
Valeria Bechara, arquiteta;
Valdir Cruz, jornalista e professor.