O Corpo de Bombeiros do Paraná voltou a contar com um caminhão equipado com escada Magirus, depois de ter sido completamente revitalizado na Alemanha, no próprio fabricante. Foi necessário realizar a manutenção naquele país uma vez que no Brasil não há mão-de-obra qualificada e nem peças. Para o envio ao exterior, os bombeiros contaram com suporte da empresa JMK, a mesma que gerencia a manutenção da frota do governo e que não recebe em dia pela manutenção dos quase mil veículos da frota oficial.
“Recebemos um carro em estado de novo”, comemora o capitão Webner Marcelo Depetris, que trabalha na seção de logística do Corpo de Bombeiros e atuou no processo de recuperação da viatura. “Peça por peça, a escada foi totalmente desmontada e remontada. Além dos reparos, o software de operação foi atualizado por um mais moderno”. Segundo Depetris, havia uma série de problemas que impossibilitavam o uso da escada, principalmente na parte eletrônica. “Como este tipo de equipamento trabalha sempre no limite, tudo tem que estar em perfeito funcionamento. Afinal, é empregado no combate à incêndio em grande altitude e resgate de pessoas”. A escada tem capacidade para atingir até 55 metros.
A recuperação do equipamento levou seis meses de trabalho na Alemanha, mas antes disso foram meses de preparativos, prossegue o capitão.
O custo total do envio, manutenção e retorno do equipamento ficou em R$ 1,5 milhão. Um caminhão novo não sairia por menos de R$ 3,5 milhões, segundo o capitão Depetris. Junto com a manutenção, uma equipe de cinco militares do Corpo de Bombeiros também realizou na sede da Magirus, na cidade de Ulm, um curso para operar e treinar novos operadores.