Vinte governadores assinam carta de protesto a Bolsonaro

Vinte governadores acabam de divulgar Carta Aberta em defesa da democracia, após ida de Bolsonaro a atos em defesa de uma ruptura institucional e pedidos de AI-5 (veja aqui). Eles saíram em defesa de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, presidente da Câmara Federal e do Senado, alvos de ataques por parte de manifestantes bolsonaristas.

O governador do Paraná, Ratinho Jr., não aparece entre os signatários da Carta. Os outros ausentes são os do Amazonas, Acre, Distrito Federal, Roraima, Minas Gerais e Rondônia e Paraná.

Veja o texto:

CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA EM DEFESA DA DEMOCRACIA

Vinte governadores assinam carta de protesto a BolsonaroO Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento brasileiro, afrontando princípios democráticos que fundamentam nossa nação.

Nesse momento em que o mundo vive uma das suas maiores crises, temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo.

Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos.

Consideramos fundamental superar nossas eventuais diferenças através do esforço do diálogo democrático e desprovido de vaidades.

A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise.

Assinam a Carta:

RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
WALDEZ GÓES – Governador do Estado do Amapá
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
RENATO CASAGRANDE – Governador do Estado do Espírito Santo
RONALDO CAIADO – Governador do Estado de Goiás
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
MAURO MENDES – Governador do Estado de Mato Grosso
REINALDO AZAMBUJA – Governador do Estado de Mato Grosso do Sul
HELDER BARBALHO – Governador do Estado do Pará
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
WILSON WITZEL – Governador do Estado do Rio de Janeiro
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
EDUARDO LEITE – Governador do Estado do Rio Grande do Sul
CARLOS MOISÉS – Governador do Estado de Santa Catarina
JOÃO DORIA – Governador do Estado de São Paulo

Brasília, 19 de abril de 2020.

 

7 COMENTÁRIOS

  1. Pelos comentários acima, percebo que o povo não entende o real interesse dos Governadores em apoiar o Congresso Nacional. Tudo por causa do dinheiro dos planos Mansuelo e outros, os governadores da carta compraram guerra com o governo, agora perceberam que o Governo Federal está certo que o País não pode parar, vendo a conta futura do prejuízo que cada estado vai ter, fora o custo político de cada governador, estão se abraçando até com Maia e Alcolumbre! PR está jogando muito bem e tem o povo com ele!

  2. Verdade seja dita , onde o governado se garante e não precisa ficar adulando a matilha pra eles não babarem, houve a assinatura. Naqueles onde devem a eleição ao voto bolsonarista de extrema direita , pipocaram.

    Acorda Paraná. A Lava jato estragou o Brasil e o PR Vai junto.

    Por falar em ir junto: cadê o Moro?

  3. Ratinho foi o único que deu uma de loque e foi pra Miami com o bizarro senhor, capaz que ia assinar.
    Ratinho é bom que se cuide e trate de vigiar e proteger o Paraná, pq o bolsonaro será poeira na história do país. Assim, é bom não andar muito com ele, sob o risco de o senhor mesmo virar fumaça

  4. Ratinho Jr mostrando a real faceta facista, que é sua marca registrada. No seu governo estão acontecendo absurdos que custaram muito caro ao povo paranaense. Como ele controla a mídia, pouco é divulgado. Alguns se vendem por pouco como regularização de aposentadoria, cargos em comissão, entre outras.
    Vergonha para um estado que merece muito mais.

  5. É o Ratinho fazendo jus ao apelido. Eu teria vergonha de ser paranaense numa hora dessas, mas não, quem tem que passar vergonha não sou eu, que não votei nesse tralha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui