Vinte governadores acabam de divulgar Carta Aberta em defesa da democracia, após ida de Bolsonaro a atos em defesa de uma ruptura institucional e pedidos de AI-5 (veja aqui). Eles saíram em defesa de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, presidente da Câmara Federal e do Senado, alvos de ataques por parte de manifestantes bolsonaristas.
O governador do Paraná, Ratinho Jr., não aparece entre os signatários da Carta. Os outros ausentes são os do Amazonas, Acre, Distrito Federal, Roraima, Minas Gerais e Rondônia e Paraná.
Veja o texto:
CARTA ABERTA À SOCIEDADE BRASILEIRA EM DEFESA DA DEMOCRACIA
O Fórum Nacional de Governadores manifesta apoio ao Presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, e ao Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, diante das declarações do Presidente da República, Jair Bolsonaro, sobre a postura dos dois líderes do parlamento brasileiro, afrontando princípios democráticos que fundamentam nossa nação.
Nesse momento em que o mundo vive uma das suas maiores crises, temos testemunhado o empenho com que os presidentes do Senado e da Câmara têm se conduzido, dedicando especial atenção às necessidades dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios brasileiros. Ambos demonstram estar cientes de que é nessas instâncias que se dá a mais dura luta contra nosso inimigo comum, o coronavírus, e onde, portanto, precisam ser concentrados os maiores esforços de socorro federativo.
Nossa ação nos Estados, no Distrito Federal e nos Municípios tem sido pautada pelos indicativos da ciência, por orientações de profissionais da saúde e pela experiência de países que já enfrentaram etapas mais duras da pandemia, buscando, neste caso, evitar escolhas malsucedidas e seguir as exitosas.Não julgamos haver conflitos inconciliáveis entre a salvaguarda da saúde da população e a proteção da economia nacional, ainda que os momentos para agir mais diretamente em defesa de uma e de outra possam ser distintos.
Consideramos fundamental superar nossas eventuais diferenças através do esforço do diálogo democrático e desprovido de vaidades.
A saúde e a vida do povo brasileiro devem estar muito acima de interesses políticos, em especial nesse momento de crise.
Assinam a Carta:
RENAN FILHO – Governador do Estado de Alagoas
WALDEZ GÓES – Governador do Estado do Amapá
RUI COSTA – Governador do Estado da Bahia
CAMILO SANTANA – Governador do Estado do Ceará
RENATO CASAGRANDE – Governador do Estado do Espírito Santo
RONALDO CAIADO – Governador do Estado de Goiás
FLÁVIO DINO – Governador do Estado do Maranhão
MAURO MENDES – Governador do Estado de Mato Grosso
REINALDO AZAMBUJA – Governador do Estado de Mato Grosso do Sul
HELDER BARBALHO – Governador do Estado do Pará
JOÃO AZEVÊDO – Governador do Estado da Paraíba
PAULO CÂMARA – Governador do Estado de Pernambuco
WELLINGTON DIAS – Governador do Estado do Piauí
WILSON WITZEL – Governador do Estado do Rio de Janeiro
FÁTIMA BEZERRA – Governadora do Estado do Rio Grande do Norte
EDUARDO LEITE – Governador do Estado do Rio Grande do Sul
CARLOS MOISÉS – Governador do Estado de Santa Catarina
JOÃO DORIA – Governador do Estado de São PauloBrasília, 19 de abril de 2020.
Pelos comentários acima, percebo que o povo não entende o real interesse dos Governadores em apoiar o Congresso Nacional. Tudo por causa do dinheiro dos planos Mansuelo e outros, os governadores da carta compraram guerra com o governo, agora perceberam que o Governo Federal está certo que o País não pode parar, vendo a conta futura do prejuízo que cada estado vai ter, fora o custo político de cada governador, estão se abraçando até com Maia e Alcolumbre! PR está jogando muito bem e tem o povo com ele!
Carlos Jr será reeleito com um pé nas costas. Podem chorar.
Verdade seja dita , onde o governado se garante e não precisa ficar adulando a matilha pra eles não babarem, houve a assinatura. Naqueles onde devem a eleição ao voto bolsonarista de extrema direita , pipocaram.
Acorda Paraná. A Lava jato estragou o Brasil e o PR Vai junto.
Por falar em ir junto: cadê o Moro?
Ratinho foi o único que deu uma de loque e foi pra Miami com o bizarro senhor, capaz que ia assinar.
Ratinho é bom que se cuide e trate de vigiar e proteger o Paraná, pq o bolsonaro será poeira na história do país. Assim, é bom não andar muito com ele, sob o risco de o senhor mesmo virar fumaça
Ratinho e Ratão fazendo jus ao nome.
Vergonha do Paraná.
Ratinho Jr mostrando a real faceta facista, que é sua marca registrada. No seu governo estão acontecendo absurdos que custaram muito caro ao povo paranaense. Como ele controla a mídia, pouco é divulgado. Alguns se vendem por pouco como regularização de aposentadoria, cargos em comissão, entre outras.
Vergonha para um estado que merece muito mais.
É o Ratinho fazendo jus ao apelido. Eu teria vergonha de ser paranaense numa hora dessas, mas não, quem tem que passar vergonha não sou eu, que não votei nesse tralha.