Durante a abertura do III Festival do Vinho Paranaense, realizada nesse sábado (17) no Museu Oscar Niemeyer (MON), a Associação dos Vitivinicultores do Paraná (Vinopar) lançou o primeiro mapa do enoturismo paranaense. O mapa destaca as regiões dedicadas ao cultivo de uvas, à produção de vinho e ao enoturismo.
O III Festival Vinopar do Vinho paranaense, que reúne 13 vinícolas, foi aberto pelo vice-governador Darci Piana, pelo secretário estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, e pelo sócio-administrador da Vinícola Araucária, Renato Adur, que na ocasião representou o presidente da Vinopar , Claudinei Bertoletti.
o mapa do enoturismo paranaense reúne informações sobre vinhos e atividades de enoturismo de 25 vinícolas ao redor do Estado. Também mostra as premiações já recebidas pelas vinícolas em concursos realizados entre 2016 e 2013, das quais 103 são de ouro ou duplo ouro. Atualmente, a área de cultivo de uvas finas e de mesa é de 3.700 hectares, com uma produção anual de 40 mil toneladas. As principais uvas são: bordô, niágara, casca dura, cabernet sauvignon, merlot, chardonnay, malvasia e pinot noir. O mapa indica, ainda, as principais vinícolas por região.