(por Ruth Bolognese) – É como diz o meu vizinho que, embora das antigas, mantém o humor afiado: já tivemos políticos como Leonel Brizola que, como o vinho, foi ficando melhor na medida que envelhecia. E agora temos o Lula que, como a maionese que na medida em que envelhece, a gente tem que olhar com mais desconfiança.
D. Ruth
Hoje, ate as pedrinhas da Rua das Flores sabem que o processo contra o Lula é um arremedo de justiça…. Para a historia vai ficar claro a perseguição politica…. não se compara… cada um, Brizola e Lula tem importanica na historia…. muito diferente de FHC e a turminha tucana….para eles, a historia vai enqudra-los como golpistas!!!!!
E pra fechar mesmo:
Todos os anistiados de peso voltaram pelo Rio ou São Paulo. Brizola voltou por Foz do Iguaçu, lá pela porta dos fundos com medo de ser preso. Se a D Ruth tivesse lido a entrevista do Lula ia ver que ele não vai fugir e tá se lixando e andando por ser preso.
Um dos braços do anti-Petismo dos brizolistas chama-se Prestismo. Todos os companheiros ligados ao Prestes foram para o PDT quando puderam voltar para a politica após a Anistia. O pessoal que tinha ficado dento do PCB foi para o PMDB e também brigavam por espaço politico com o PT da época.
Peguem a lista dos deputados eleitos naquele perdido no Rio -o mais votado foi o Aguinaldo Timóteo e o Juruna também foi eleito na esteira do Brizola – pra ver antigos quadros do velho Partidão e todos ligados ao Prestes que tinha sua militância também no movimento sindical, como por exemplo, nos Bancários do Rio de Janeiro.
E ainda do tempo de aprender a História do Brasil que parece não ser o forte do ContraPonto.
Vejam dois documentários que são antigos como beber agua. Ambos do Silvio Tendler: “Os anos JK” e “Jango”. Depois disso podemos retornar ao tema Brizola.
Assistam aos Anos JK, ao Jango, ambos d
Completando a minha experiêrncia real com o Brizola:
Não consegi8u após seu 1º governo eleger o Darcy Ribeiro para seu sucessor que perdeu pro moreira franco e nem em 1994 quand0o deu Marcelo Alencar que saiu do PDT por brigas com advinha quem?
Diga-se que nesta eleição do candidato do PDT foi o Garotinho.
Passou a vida as turras com o Lula pois ele se achava “O” herdeiro natural das posições da dita “esquerda”.
Foi um caudilho, simples assim e quem duvida e so analisar a lista de quem foi sendo expelido do PDT ao longo da trajetória do gaúcho. o que talvez seja o motivo de admiração no Paraná.
D Ruth, desculpe mesmo, mas a Senhora e seu vizinho esta mal de ídolos e péssimos na escolha do antagonista. E pelo visto já abandonaram de vez a lucidez na analise politica.
A Senhora leu a entrevista do Lula ontem? Abaixo vou colocar o link, pois ninguém do Contraponto leu.
https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/344723/Confira-a-%C3%ADntegra-da-entrevista-de-Lula-com-trechos-n%C3%A3o-divulgados-pela-Folha.htm
Pergunta: a Senhora ou seu vizinho tiveram o Brizola como governador? Pois é… Eu tive.
De 82 a 86, Estado do Rio de Janeiro. O Brizola real nomeou para Reitor da UERJ onde eu estudava um cara que não apareceu na lista dos indicados, mas era do Partido; fez acordo com bicheiros e liberou a criminalidade a mandar ver, pois ele não ia incomodar, pois precisava dos votos do bicho. Fez o sambódromo cujo orçamento ninguém viu, apoiou a tentativa de prorrogar o mandato do Figueiredo pra ele poder sair do governo e se candidatar a Presidente. Bajulou o Collor pra conseguir a Linha Amarela e Vermelha. De diferente fez o CIEP e brigou com o Globo.
Pra ganhar a eleição propôs colocar um teleférico em cada morro do Rio.
Foi reeleito uma vez e saiu do Governo com o rabo entre as pernas.
Entre as invenções uma foi levar o Lerner que depois de criar um ônibus que leva a pobreza de São Cristóvão pra frente do Jambert, cabelereiro famoso, em Ipanema teve que puxar o carro e voltar pra Curitiba pra virar prefeito. E colocou o Cesar Maia e o Garotinho na politica.
Conheci um monte de paranaense que idolatrava o velho Briza, mas obvio o do jornal.
Sobre o Lula, só os ataques gratuitos tipo este que a D Ruth desferiu mostra que ele esta certo.
“Eles”, a D Ruth incluída, não aceitam um peão tendo sido o MELHOR Presidente do Brasil em todos os tempos.
E D Ruth, em que categoria esta o senador submarino, aquele que mergulha e some na hora que o bicho pega? A dos mosquitos que vivem voando em torno da luz ou a dos besouros que passam a vida a rolar bosta?
Neusinha Brizola, uma filha porra lôca, deu menos trabalho à Polícia e Brasil do que os filhinhos laranja de Lula.
Brizola só deixou os Madureza pra nós no PDT – Carlos Lupi e Osmar Dias, tipo Chávez na Venezuela.
Grande Brizola!!!! PDT 12