Vereadora denuncia ao Ministério Público do Trabalho situação caótica em UPAs de Curitiba

Após diversas denúncias recebidas pelo Sindicato dos Médicos do Paraná (Simepar) e diretamente ao gabinete, a vereadora de Curitiba Maria Leticia (PV) enviou ofícios ao Ministério Público do Trabalho, pedindo providências e possível abertura de procedimento administrativo para investigar as condições extremamente precárias que as equipes médicas e de enfermagem tem vivido nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s)  do Pinheirinho, Boqueirão e Boa Vista.

Desde o início da vigência do decreto municipal n° 421 de 16 de março de 2020, que declara Estado de Emergência em Saúde Pública na cidade, a Prefeitura de Curitiba tem adotado medidas que estão prejudicando a qualidade do atendimento de saúde.

Entre as principais denúncias está a substituição das salas de consultórios por baias, separadas por biombos, um ao lado do outro, sem privacidade e segurança para os pacientes. Não há nenhum tipo de isolamento acústico, o que impossibilita o sigilo médico assegurado por lei. Nesse novo formato imposto pela Prefeitura, também não há mesa, cadeira e computador para que o profissional médico possa realizar seu trabalho. A orientação relatada pelos médicos e médicas é de que as consultas sejam realizadas de forma mais breve possível, de 10 a 15 minutos.

No ofício enviado pela médica e vereadora Maria Leticia, constam fotos e relatos dos profissionais de saúde sobre a estrutura precária com cadeiras quebradas e equipamentos sem a mínima condição de uso, sobrecarga de trabalho com escalas exaustivas por falta de profissionais, furtos de pertences pessoais no interior das salas e agressões verbais diárias por parte dos pacientes por conta das longas horas de espera para atendimento.

Os documentos enviados ao Ministério Público do Trabalho tratam de denúncias nas UPAs do Pinheirinho, Boqueirão e Boa Vista. Até esta data, não houve resposta do MPT. O caso segue em acompanhamento. (Da assessoria da vereadora).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

%d blogueiros gostam disto: