O vereador de Curitiba Rodrigo Marcial (Novo) protocolou nesta quinta-feira (4), no Senado Federal um pedido de impeachment contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. O parlamentar afirmou que o documento com a solicitação tem 68 mil assinaturas e é “o maior pedido de impeachment da história”.
“São 126 casos de crimes de responsabilidade que serão apreciados, com as 68 mil assinaturas validadas que estão aqui. Espero que logo o Alcolumbre traga o pedido de impeachment para aprovação no Senado. Chega de Moraes”, disse o vereador.
Na quarta-feira (3), Marcial esteve no Senado para verificar a possibilidade de ingressar com o pedido a partir da decisão liminar do ministro Gilmar Mendes que atribuiu à Procuradoria-Geral da República (PGR) a prerrogativa de apresentar pedidos de impeachment de ministros do STF.
A liminar é questionada pela oposição, que apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que retoma a premissa de que qualquer cidadão pode apresentar denúncia contra ministros e devolve ao Senado a competência para processar e julgar as ações.