O vereador curitibano Ezequias de Souza Barros é o primeiro a anunciar publicamente a mudança de partido de acordo com a janela partidária, que permite até o dia 3 de abril a troca de agremiação política sem qualquer punição. Eleito em 2016 pelo PRB, passou pelo Patriota e agora filiou-se ao Partido da Mulher Brasileira (PMB).
Ezequias Barros é pastor auxiliar na Igreja O Brasil para Cristo no bairro Pinheirinho, em Curitiba, onde é membro há mais de 20 anos. Foi idealizador e vocalista da Banda Encontro, grupo musical gospel de renome nacional.
Durante quatro anos foi diretor de operações na Cohab (2005 a 2009 e por 16 anos trabalhou como assessor parlamentar. Na Câmara Municipal de Curitiba, preside a Frente Parlamentar Contra as Drogas e é vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família.
No ano passado, Ezequias usou a tribuna da Câmara para justificar, com um trecho da Bíblia, a morte de quatro jovens durante suposto confronto com a Polícia Militar do Paraná. Ele afirmou que, quando se descumpre a lei, “a espada pode cortar a cabeça e matar”, em referência ao livro de Romanos, capítulo 13. “Isso é Novo Testamento, é Bíblia. O apóstolo Paulo falando aqui que a espada, e espada é pra quê? Pra fazer carinho? Não, espada é pra matar mesmo.É pra cortar a cabeça”, disse na ocasião. Conforme a Polícia Civil, os quatro tinham passagens por roubo.