Marchas populares de apoio aos caminhoneiros começam a “pipocar” em várias cidades brasileiras e em protesto contra o governo Temer. Sintomaticamente, são raras as cores vermelhas: as bandeiras e as camisas levam as cores verde-amarela, sob animação de carros de som tocando o Hino Nacional.
Os vídeos mostram manifestações nos municípios de Fazenda Rio Grande (região metropolitana de Curitiba) e Palhoça (Santa Catarina).
Apesar das tentativas de acordo e recuos do governo visando a atender parcialmente reivindicações dos caminhoneiros, são ainda centenas os pontos de bloqueio nas rodovias federais e estaduais, dificultando o livre trânsito nas estradas mas, sobretudo, paralisando o abastecimento de mercadorias de consumo urbano ou para exportação.
Intervenções de forças policiais e militares ocorrem aqui e acolá, mas não há registro de emprego de violência ou de meios extraordinários. Não poucos agentes designados para liberar as rodovias – incluindo oficiais militares – aproveitam para gravar manifestações de protesto contra o governo.
Amanhã 13 horas manifestação em São José dos Pinhais posto cupim 2.