Vem aí o imposto federal sobre consumo

O governo federal está concluindo um pacote de medidas para mudar o sistema tributário nacional. É o que informa o secretário especial da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. Um dos projetos estabelece a criação de um imposto federal sobre consumo nos moldes do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), vigente em mais de uma centena de países. O novo tributo vai resultar da fusão do PIS e do Cofins. Terá alíquota de 11% a 12% e receberá o nome de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS).

Na sequência, vai ser feita mudança no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que deverá se tornar um tributo seletivo aplicado a bens como cigarros, bebidas e veículos. Outra modificação vai se fixar no Imposto de Renda (IR)   de pessoas físicas, incluindo o aumento da faixa de isenção e a criação de novo alíquota para os mais ricos, e jurídicas. Por fim, o pacote vai tratar da desoneração da folha de salários das empresas.

O pacote será enviado aos poucos ao Congresso Nacional. A primeira medida será encaminhada ainda no mês de novembro; os demais, ao longo do primeiro semestre do ano que vem.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui