“Véio” da Havan pode virar cidadão honorário do Paraná

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa(Alep)  faz nesta quarta-feira (5) sua primeira reunião do ano já com uma pauta polêmica. Trata-se de proposta de concessão do título de Cidadão Honorário do Paraná para o empresário catarinense Luciano Hang, conhecido nacionalmente como “Véio” da Havan, dono da rede de lojas de departamentos Havan. Autor da proposta, o deputado Cobra Repórter (PSD) afirma que o objetivo é reconhecer a disposição de Hang em investir no Paraná, gerando empregos e estimulando o desenvolvimento estadual. A proposta de concessão do título provocou um grande debate na CCJ no final do ano passado, quando o projeto recebeu parecer favorável do deputado Delegado Jacovós (PL), relator da matéria.

O deputado Tadeu Veneri (PT), líder da Oposição, pediu vista, e na reunião seguinte apresentou voto em separado. Ele entende que a homenagem não deve prosperar porque não cumpre as normas estabelecidas em lei estadual e sugeriu a ampliação do debate sobre o tema. Novo pedido de vista, desta vez dos deputados Marcio Pacheco (PDT), Maria Victoria (PP) e Tião Medeiros (PTB) adiou, mais uma vez, a votação do relatório de Jacovós.

Veneri lembra que entre as exigências da lei para a concessão de títulos de cidadania honorária estão a comprovação de reputação ilibada e conduta profissionais e pessoal irrepreensíveis, contribuição do homenageado com as ciências, letras, artes ou cultura em geral e realização de atividades filantrópicas. Para o líder oposicionista, Hang não contribuiu com as ciências, letras, artes ou cultura e nem exerce qualquer ação filantrópica. E desrespeita os postulados democráticos, comprometendo a postura ética exigida para merecer a homenagem. “Não é razoável que o Estado do paraná, enquanto ente público, permita oferecer em seu nome, através da Assembleia Legislativa, honraria de qualquer natureza a um cidadão que, como declaradamente faz o senhor Luciano Hang, desqualifica, menospreza e desconhece o alcance e a importância do conjunto de suas instituições”, considera Veneri. (Do portal Bem Paraná).

1 COMENTÁRIO

  1. Será uma vergonha para todos nós paranaense com certeza e que emprego esse senhor gera sejam racionais ele cria um grande desemprego no setor de malharias, lojas de roupas deixando milhares de trabalhadores sem atividade trazendo mercadorias feitas por chineses que chegam aqui baratas pela exploração de mão de obra na China que é quase de graça fazendo com isso que brasileiros não tenham emprego pelo fato dele trazer roupas de baixa qualidade para o povo brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui