A Prefeitura de União da Vitória, no Sul do Paraná, lançou um programa que permitirá aos microempreendedores individuais (MEIs) e micro e pequenos empresários da cidade obter financiamentos com juros mais baixos. O município aportou R$ 500 mil para avalizar os contratos e espera alavancar R$ 5 milhões em empréstimos.
A linha de crédito do Programa de Desenvolvimento Econômico do município terá taxas de juros a partir de 1,49% ao mês, carência de até 60 dias e até 48 meses para pagamento. “Além de facilitar a vida do empreendedor, esta medida vai fazer girar a economia e reverter em benefícios para toda a cidade”, afirmou o prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas.
Ele destacou que a iniciativa é resultado de uma parceria entre município, o Governo do Estado, SEBRAE-Pr, a Sociedade Garantidora de Crédito (SGC) e instituições financeiras. “Depois de um período difícil de pandemia, conseguir um crédito barato e fácil vai facilitar muito as atividades das nossas MEIs, micro e pequenas empresas”, afirmou o prefeito, que espera atender ao menos 300 beneficiários.
A partir desta terça-feira (28), interessados em acessar os benefícios do programa podem procurar instituições bancárias parceiras ou a Casa do Empreendedor para receber orientações. Participam do processo a Fomento Paraná, SGC Centro Sul, Cresol, Sicoob, Sicredi, Civia, CEF, Banco do Brasil, Unicredi, Uniprime, Rapidium, Credisol e Banco da Família.
O vice-governador do Paraná, Darci Piana, participou do lançamento do programa por videoconferência e elogiou a iniciativa da Prefeitura de União da Vitória. “Muitas vezes a gente tem uma empresa sólida, mas não tem patrimônio para dar garantia. Nesse caso, a garantidora vai fazer essa parcela de contribuição e colaborar graças aos recursos que foram colocados pelo prefeito”, destacou Piana.
O gerente da Regional Sul do Sebrae-PR, Cesar Colini, considerou fundamental a abertura da linha de crédito e destacou a importância da integração entre o Poder Público e entidades privadas para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico de União da Vitória.