Colégio Eleitoral da UFPR tem dúvidas sobre lista para escolha de novo reitor

COMPARTILHE:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on twitter
Share on whatsapp

Uma lista tríplice com dois nomes? Essa pergunta gerou impasse no processo de escolha do novo reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Só duas chapas concorreram e a liderada pelo atual reitor, Ricardo Marcelo Fonseca, venceu a consulta realizada no último dia 2. A outra tinha como candidato o professor Horácio Tertuliano.

É tradição na UFPR que a lista seja encabeçada pelo nome que obteve o maior número de votos na consulta. E também é de praxe que o segundo colocado desista de ter o seu nome na lista.

Em 2016, o segundo colocado desistiu, o que levou o colégio eleitoral especial a indicar outros dois nomes para formar a lista tríplice. Como a relação foi encabeça pelo vencedor da consulta – Ricardo Marcelo Fonseca -, ele foi escolhido reitor. Os outros dois nomes incluídos na lista foram Eduardo Salles de Oliveira Barra e Vera Karam de Chueiri.

A questão é que, desta vez, o segundo colocado, Horácio Tertuliano, não desistiu da integrar a lista, levando os membros do colégio eleitoral à dúvida:  a relação com apenas dois nomes pode ser enviada para o Ministério da Educação ou se há necessidade de um terceiro nome? Diante do questionamento, os conselheiros decidiram nesta quinta-feira (10), por 61 votos a um, que são necessárias mais informações sobre o processo eleitoral. Eles vão consultar o Ministério da Educação e grupos de juristas em busca de soluções. No dia 5 de outubro, os conselheiros deverão se reunir para decidir o que será feito.

 

 

 

1 comentário em “Colégio Eleitoral da UFPR tem dúvidas sobre lista para escolha de novo reitor”

Deixe uma resposta