Tudo contra a Lava Jato

A colunista e comentarista Eliana Cantanhêde, do Estadão e da GloboNews, escreve na coluna desta terça-feira sobre as constantes investidas do Congresso e dos políticos enrolados contra a Lava Jato. A mais lustrosa, diz ela, foi a “emenda Lula”, de autoria do deputado Vicente Cândido, que pode permitir ao ex-presidente Lula que se candidate em 2018, apesar de condenado. Mas há outras “bondades” em curso, nenhuma ainda aprovada, mas com chances:

A outra bondade coletiva gestada no Congresso, conforme o Estado de ontem, é numa outra comissão, a do Código de Processo Penal. Se nunca aprovou e até articulou estraçalhar as dez medidas anticorrupção sugeridas por procuradores, a Câmara agora tenta partir para cima de três pilares da Lava Jato: a delação premiada, a prisão preventiva e a condução coercitiva.

O relator é o deputado João Campos (PRB-GO), que pretende apresentar seu parecer em agosto, para votação em plenário já em outubro. Isso, claro, é só uma esperança dele e dos interessados diretos, que temem justamente as delações, prisões e conduções coercitivas. É improvável, porém, que haja clima para passos tão ousados na contramão da opinião pública.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui