Três vereadores brigam pela presidência da Câmara de Curitiba

Três vereadores brigam pela presidência da Câmara de Curitiba
Vereadores Sabino Picolo, Serginho do Posto e Pier Petruzzielo

– Nem bem foi anunciada a nova composição da Câmara de Municipal de Curitiba e já se iniciou uma guerra surda na disputa pela presidência da Casa.

O atual presidente, vereador Sabino Picolo (DEM), pretende continuar no cargo na legislatura que se inicia em 2021. Do alto da experiência de sete mandatos consecutivos, Picolo esperava enfrentar apenas Serginho do Posto, ex-presidente da Câmara na gestão anterior, com bom trânsito em todas as bancadas.

Os dois não se consideram rivais e até podem caminhar para um acordo para não prejudicar o clima de paz.

Mas a paz pode ser quebrada por um terceiro vereador que, já no day after da apuração, começou a cabalar votos para a própria candidatura à presidência – Pier Paolo Petruzziello, único parlamentar que o PTB elegeu em 2020. Nos últimos quatro anos, ele foi líder do prefeito Rafael Greca na Câmara.

Nesses poucos dias, o movimento de Petruzzielo já conseguiu o feito de desagradar, primeiro, os dois outros pré-candidatos naturais e, segundo, provocar o desgosto de outros vereadores da base de Greca e que já mostravam insatisfação com o estilo do líder, por muitos considerado prepotente.

O Palácio 29 de Março já deu sinais a Petruzzielo de que não lhe agrada a disputa – até porque, sob as presidências de Sabino Picolo e Serginho do Posto nos últimos quatro anos, foi mantida uma maioria folgada para aprovar todas as propostas de Greca, mesmo as mais polêmicas.

Greca prefere continuar assim pelos próximos quatro anos, sem sobressaltos dentro de uma Câmara agora renovada em quase metade de seus 38 membros – boa parte eleita por partidos adversários ou fieis a políticos opositores: o PT fez três vereadores; o PDT de Gustavo Fruet outros três; além de sete que foram beneficiados pelo apoio de Ney Leprevost.

 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui