Três membros da mais alta corte do Brasil vêm a Curitiba em junho para discutir grandes temas que envolvem as eleições de 2018 no contexto jurídico. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Luiz Fux estão confirmados entre os palestrantes do VI Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral. O evento será realizado de 13 a 15 de junho no auditório da pós-graduação da Universidade Positivo.
As três palestras serão no último dia do evento. Dias Toffoli é o convidado da conferência especial da manhã, que tem início às 9h. Ele vai discorrer sobre “O papel do Supremo em matéria eleitoral”.
A conferência especial da tarde do dia 15, com Luís Roberto Barroso, está marcada para as 14h50 e tem como tema “Segurança jurídica e decisões judiciais em matéria eleitoral: existem limites à evolução jurisprudencial do TSE?”.
O ministro Luiz Fux vai fazer a conferência de encerramento, às 19h10, que terá como tema “O controle das Fake News pela Justiça Eleitoral”.
O tema da vez
As notícias falsas também serão temas de um painel objetivo de 15 minutos, que vai direto ao ponto. O advogado Rodolfo Viana Pereira será o expositor e vai falar sobre “Direitos políticos, fake news, anonimato e big data”. Essa palestra está programada pro dia 14 de junho, às 10h35.
Só agentes russos dispararam 80 mil mensagens com fake news no período pré-eleitoral dos Estados Unidos. Eles atingiram 160 milhões de pessoas ao longo de dois anos. Esse tipo de conteúdo caracteriza-se por ter o formato de notícias tradicionais, mas não é produzido com o mesmo cuidado editorial e contém informações inverídicas ou deturpadas. Não se sabe ao certo o quanto as fake news influenciaram o pleito que teve Donald Trump como vitorioso, mas o fato é que, em geral, esse tipo notícia se dissemina mais rápido na internet do que as informações verdadeiras.