Por Walter Schmidt – O noticiário político paranaense sobre as eleições de 2022 revela que três ex-governadores poderão sair candidatos. O mais curioso é que eles podem concorrer a vagas na Câmara dos Deputados. São eles; Beto Richa (PSDB), Roberto Requião (MDB) e Orlando Pessuti (MDB). Não deixa de ser uma informação curiosa e relevante.
Curiosa porque, ao que tudo indica, jamais houve algo parecido na história política do Estado dos últimos anos. Relevante porque indica que a idade não é limite para participar de disputadas eleitorais. E 2022 será um ano importante eleitoralmente falando, pois estarão em jogo, também, as renovações na presidência da República e nos governos estaduais.
O ex-governador Beto Richa teve um final de gestão complicado,envolvido em alguns escândalos, chegou a ser detido e continua respondendo ações na Justiça. Mas uma candidatura, nestas alturas do campeonato, seria quase que uma volta triunfal à carreira política iniciada lá atrás, inclusive com dois vitórias para a Prefeitura de Curitiba.
Já o ex-governador Roberto Requião é um político em todos os sentidos, vive política 24 horas por dia, tendo mandato ou não. Há dois anos, perdeu uma disputa para o Senado, mas isso não impede que ele, hoje aos 80 anos, manifeste disposição para uma nova campanha. Há quem diga – e ele próprio alimenta – que Requião é candidato ao governo do Paraná; mas os analistas políticos não afastam a possibilidade de uma disputa por uma vaga na Câmara dos Deputados.
O ex-governador Orlando Pessuti está longe de um cargo eletivo desde que deixou o Palácio Iguaçu há dez anos. E não esconde de ninguém a intenção de voltar a participar de uma corrida eleitoral. Amigos dizem que a preferência dele é por uma cadeira na Câmara dos Deputados.
Os três não terão dificuldades para vencer mais este desafio.
(Transcrito do Diário Indústria & Comércio, de Curitiba, de 22.3.21).