As obras de duplicação num trecho de 4,74 quilômetros da PR-092, a Rodovia dos Minérios, na Região Metropolitana de Curitiba, vão começar ao longo da primeira quinzena de outubro. Serão investidos R$ 90,6 milhões para construir novas pistas, vias marginais, pontes, viadutos, passarela, calçadas e ciclovias no trecho entre Curitiba e Almirante Tamandaré. O prazo de execução é de dois anos, segundo informações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Os trabalhos terão início com a terraplenagem e pavimentação das vias marginais, que terão oito metros de largura e sentido único. Após sua conclusão, elas irão receber o tráfego da via principal, que será fechada para a duplicação. Somente nos pontos sem marginais será mantida aberta uma pista simples durante as obras.
Juntamente com as marginais, serão construídas calçadas para pedestres e ciclovia em ambos os lados da pista, com a ciclovia sendo implantada também nos trechos sem marginal. Além disso, a obra inclui uma passarela para pedestres no Km 10 + 930 metros, local identificado como travessia de estudantes e ligação entre bairros.
A duplicação começará um pouco antes da ponte sobre o Rio Barigui, próxima ao entroncamento com a PR-418, o Contorno Norte de Curitiba.
Na pista central será feita a terraplenagem para implantar as faixas novas e a demolição do pavimento atual. Cada sentido da rodovia terá duas faixas de 3,6 metros cada e acostamentos de ambos os lados. Uma barreira de concreto de 60 cm de largura vai dividir os dois sentidos da rodovia.
“Na via central da duplicação vamos implantar o pavimento rígido, constituído por placas de concreto de cimento com espessura de 27 centímetros. Esta é a solução que irá melhor atender o volume de tráfego da pista, bem como as características do solo da região”, explica o diretor geral do DER/PR, Fernando Furiatti.
Antes da pavimentação da PR-092, serão executadas as Obras de Arte Especiais da obra: cinco pontes e dois viadutos.
Das cinco pontes existentes sobre o Rio Barigui no trecho, quatro serão demolidas e substituídas, e uma será mantida para uso local, mas devido a uma alteração no traçado da pista ela não fará mais parte da rodovia. Uma outra ponte será construída no traçado novo. Em cada travessia sobre o rio serão construídas duas estruturas independentes, uma para cada sentido da via.
Também serão implantados dois viadutos no trecho, com comprimento de 38,80 metros, para facilitar o retorno dos veículos. Assim como nas pontes, serão duas estruturas em cada local, uma para cada sentido da via.
Quase 100 milhoes de reais!!! É preciso ver este contrato com olhos apurados, pois, considerando 4, 7 km. Seria apenas asfalto ou tem indenizações ? Queriamos ouvir a opinião de um especialista
No pais da lava jato é preciso estar atento.
Os chinas fariam pela metade