O presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Dias Toffoli, assinou portaria criando grupo de trabalho destinado a avaliar os parâmetros para o uso adequado das redes sociais pelos juízes de todo o país. Ele considera que há “necessidade de conciliar a liberdade de expressão e a presença dos magistrados nas redes sociais com a preservação da imagem institucional do Poder Judiciário”.
A portaria de Toffoli vem na sequência das iniciativas que vem adotando para, a pretexto de combater as fake news, blindar o Supremo Tribunal Federal e seus ministros das críticas cada vez mais constantes que vêm sofrendo nas mídias sociais e na grande imprensa.
Sua investida de maior repercussão foi a abertura do polêmico inquérito, conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes, que redundou na censura ao blog O Antagonista e sua revista Crusoé, assim como no bloqueio de contas de internautas críticos à atuação do judiciário.
Veja a íntegra da Portaria de Toffoli:
Nunca o Supremo foi tão Ínfimo! E tem cara exposta.
Tem que regular mesmo, pois assisti um vídeo de um desembargador, junto com o cantor Leonardo dizendo que ia “comer” algumas juízas. Isso não tem cabimento, tem mesmo que controlar esses malucos.