Toffoli obtém dados sigilosos de 600 mil pessoas

Após intimar o Banco Central a lhe enviar cópia de todos os relatórios de inteligência financeira (RIFs) produzidos pelo antigo Coaf nos últimos três anos, o presidente do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, recebeu e está com acesso a dados sigilosos de cerca de 600 mil pessoas, o que inclui o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

O pedido do ministro foi feito no dia 25 de outubro, conforme informado pelo jornal Folha de S. Paulo, e foi no âmbito do mesmo processo que, em julho, o ministro paralisou todas as investigações do país que usaram dados do Coaf e Receita Federal sem autorização judicial prévia.

Naquela ocasião, Toffoli atendeu a um pedido de Flávio, que era investigado pelo Ministério Público do Rio sob suspeita de realizar rachadinhas em seu gabinete na Assembleia Legislativa fluminense. Nesse esquema, participou seu ex-assessor Fabrício Queiroz, alvo de um relatório do Coaf que apontou movimentações atípicas de R$ 1,2 milhão em suas contas.

Em resposta ao pedido de Toffoli, o Coaf, rebatizado de Unidade de Inteligência Financeira (UIF), afirmou que entre os citados nos relatórios a que o ministro ganhou acesso existe “um número considerável de pessoas expostas politicamente e de pessoas com prerrogativa de foro por função”.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) agora busca medidas para barrar a determinação do presidente do STF. O procurador-geral, Augusto Arasdeve receber um parecer interno de um membro do Ministério Público Federal que consultou a UIF sobre os riscos da decisão de Toffoli. Esse parecer poderá embasar eventual medida da PGR.

5 COMENTÁRIOS

  1. O Presidente do STF . Dias Toffoli ,é um Ministro corajoso ,correto ,justo , que está agindo para coibir os abusos e fazer valer a interpretação correta da nossa constituição , aí vem esses falsos moralistas ,criticando, generalizando essa questão da prisão ,em Segunda instância ,Parabéns !! Ministro pelo seu voto coerente ,ainda bem que temos pessoas como Vc ,enquanto os cães ladram a carruagem vai passando .

  2. Quer usar informações ate para seus interesses ou de outros. Intimidar os sedentos pela lava toga.
    O Brasil perde com esta paralisação.

    Quanto vale esta lista? Acessar é buscar forma de se proteger, o medo seria descobrir se nomes do convívio estaria no rol da coaf. Informação desta natureza nao o preço é alto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui