Um grupo de católicos de Londrina (PR) se organizou para reivindicar uma “Igreja sem partido”. Insatisfeitos com o arcebispo da cidade, dom Geremias Steinmetz, eles criaram uma campanha e instalaram outdoors com um pedido enfático: “Tirem o PT do altar”.
Segundo o portal UOL, as placas foram pagas com dinheiro arrecadado pelos próprios fiéis, que integram o chamado Movimento Brasil Católico. O grupo também distribuiu cerca de seis mil adesivos e recolheu três mil assinaturas de frequentadores de paróquias londrinenses para pedir providências a respeito de atitudes do arcebispo Geremias e até mesmo sua substituição.
“Igreja não é palanque nem lugar para discussão de ideologias”, disse o aposentado José Aparecido Ronchi, 66, um dos líderes do grupo de insatisfeitos.
Para ele, dom Geremias tem apoiado aqueles que defendem “causas comunistas” e a liberdade do ex-presidente Lula, a quem ele chama de “prisioneiro de Curitiba”.
“Nós temos que nos unir e pedir para tirar o PT do altar”, afirmou outro líder do movimento, o diácono Sirineu Pedrazani, durante ato de protesto e orações nas escadarias da Catedral. “Não podemos deixar que nossa Igreja seja invadida por corruptos, por pessoas que estão apoiando partidos socialistas, partidos comunistas. Querem fazer do nosso país uma Venezuela.”
Da manifestação, surgiu um grupo para troca de mensagens entre os fiéis. Do grupo, surgiu a ideia do outdoor e dos adesivos.
“Primeiro, instalamos um outdoor. Depois, mais três. Ainda vamos instalar outros três”, afirmou Ronchi, destacando o crescimento do movimento. “Até picharam uma placa. Mas isso só serviu para chamar mais atenção.”
Segundo ele, os três mil fiéis que assinaram o abaixo-assinado contra o bispo são cerca de 1% dos 300 mil católicos de Londrina. Contudo, para o aposentado, os signatários têm grande representatividade na Igreja. “São pessoas de paróquias importantes”, disse.
O negócio é apoiar as neopentecostais da linha “juros por Deus”, bem ao gosto dos Felicianos, Edires Macedos e outros sanguessugas da fé. Com o beneplácito da direita chucra. Aí é legítimo.
Mais de 2000 anos defendendo os pobres e oprimidos. Aí vem uns londrinenses querendo ensinar o padre a rezar missa! Se não gostam dos pobres e oprimidos no Brasil a opção religiosa é livre. Amar ao próximo como a ti mesmo, é isso que Jesus Cristo pregou. Já o capeta pensa diferente…
Vao para a Igreja do Dalagnol ou do Eduardo Cunha, la voces “fake catolicos” poderao fazer a luta contra o social em qualquer pulpito
Estou muito preocupado com o povo de Londrina….Daquelas lindas terras tem gerado algumas coisas Estranhas e preocupantes…. Elegem pessoas como o Boca Aberta…o Coiso…um tal de Felipe… depois vem a questão da sede dos Agrotoxicos do Parana…. enfim…. Londrina precisa de uma limpeza…
A ignorância é contagiosa, infelizmente.
Se for perguntar pra galera carola quem foi Jesus e o que ele pregou, verão que com ideologia ou sem ele era um cara democrático. Era impiedoso com os fariseus e aproveitadores da religião.
No PR do sec XXI porém a questão é a politica ficando acima de tudo. Acima da religião e do amor ao proximo.
O buraco que este tipo de gente meteu o Brasil, esta acima da capacidade do paranaense entender. Então segue o caminho rumo fundo mda fossa.
Gente doente a importância da Igreja de Cristo é exatamente estender as mãos aos oprimidos e isso incomoda gente de barriga cheia que vê comunismo em tudo mas sabemos que a realidade que eles representam é e sempre será a de quererem controlar tudo, estado, igrejas e principalmente o mercado o qual eles acham que só deve beneficiar a eles. Vão achar alguma ocupação produtiva uma delas seria muita leitura para chegarem ao pés da importância e do conhecimento da realidade social de Dom Geremias, esse sim alguém que faz diferença em qualquer lugar que se encontre. Parabéns Dom Geremias tive o prazer de conhece-lo anos atrás já com essas ideias de combater injustiças e hoje me sinto contente de saber que nunca abandonou essa luta.
Vao pedir tambem para fechar os asilos e as Santas Casas? Devem pedir oara tirar da bíblia “daí de comer a quem tem fome”
Marx disse que a religião é o ópio do povo, esses padres da teologia da libertação são o câncer da religião. O verdadeiro Francisco, o pobrezinho de Assis, já havia se desgostado com a Roma papal; o atual fake Francisco, conforme as profecias, vai fechar a porteira da Igreja, não terá nada a ver com a mensagem do homem de Nazaré.
saiste da caverna de novo para falar besteira. Devias pensar 1 milhão de vezes antes de nos expor os outros à tua preconceituosa opinião.
Deve estar dificl de arrtumar uma pessoa pra dividir a vida, pois ate em Curitiba a mulherada não é trouxa.
Tirem o ladrão pra colocar o apoiador da turtura. Daí a importância do estado laico.