A notícia de que o corredor de exportação do Porto de Paranaguá foi incluído na lista de bens que o presidente Temer quer privatizar surgiu na mesma semana em que o governo do Paraná – administrador do terminal – anunciou mais um recorde.
O recorde da vez, segundo relatou a Agência Estadual de Notícias, foi o de embarque de grãos num período de 24 horas no último dia 16. Ao todo, foram embarcadas 134.057 toneladas de milho e farelo de soja nos três berços do corredor. A marca foi atingida na quarta-feira (16). O carregamento supera em 18,7% o recorde anterior, alcançado em agosto de 2014, quando foram embarcadas no corredor de exportação 112.900 toneladas de grãos no intervalo de 24 horas.
O carregamento supera em 18,7% o recorde anterior, alcançado em agosto de 2014, quando foram embarcadas no corredor de exportação 112.900 toneladas de grãos no intervalo de 24 horas.
A notícia oficial produzida pelo Palácio Iguaçu faz o laudatório de praxe: “O resultado comprova o aumento de produtividade do Porto de Paranaguá no escoamento de grãos, após investimentos públicos que totalizam cerca de R$ 600 milhões.”
Diante dos bons resultados do Porto sob sua administração, o governo do Paraná pensa em reagir ao plano de Temer de vender uma de suas “joias da coroa”?
Paranaguá é um bem da União, mas administrado desde priscas eras pelo governo estadual mediante convênio de delegação.