O astronauta Marcos Pontes, senador por São Paulo, foi homenageado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) na tarde desta segunda-feira (17). Ele recebeu a condecoração Colar Barão do Serro Azul das mãos do presidente da Corte, conselheiro Fernando Guimarães, e do ex-presidente conselheiro Fabio Camargo.
A homenagem é motivada por convênio firmado por Pontes com a Corte em 2021, quando ainda ocupava o cargo de ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação. O termo de cooperação permitiu à corte de contas paranaense usar imagens geradas pela constelação de satélites artificiais do governo brasileiro, que é administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), na fiscalização de obras públicas no Paraná. O ineditismo da iniciativa fez com que o projeto fosse adotado posteriormente por outros tribunais de contas do país.
Após receber a honraria, ele afirmou que a tecnologia deve ser posta a serviço da melhoria da qualidade de vida das pessoas. “Espero que essa iniciativa se espalhe pelo Brasil e que possamos usar os nossos recursos de satélites para ajudar todos os estados e regiões”, disse o senador.
Solenidade
“Esta homenagem é uma forma de agradecermos ao senador Pontes pelo seu empenho junto ao Inpe para possibilitar que a tecnologia dos satélites pudesse ser aproveitada por nossos técnicos para fiscalizar em tempo real as grandes obras públicas do Paraná”, afirmou Fabio Camargo, que era presidente do TCE-PR quando da assinatura da referida parceria.
Para o atual presidente da Corte, a homenagem ao senador não se deve apenas à iniciativa, mas também a seu exemplo de vida. “Sua trajetória comprova que a ciência pode caminhar junto com a política e as instituições”, disse Fernando Guimarães no encerramento da solenidade, que foi transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal de Contas no Youtube.
Esta é a primeira vez em que a honraria foi concedida pelo TCE-PR. Idealizada pelo então presidente do Tribunal, conselheiro Fabio Camargo (gestão 2021-2022), a condecoração foi instituída pela Resolução nº 97/22, com o objetivo de reconhecer e prestigiar personalidades que tenham contribuído expressivamente ao controle externo, bem como de incentivar o bom exemplo à sociedade, por meio de trajetórias de vida que podem inspirar a busca de realizações voltadas ao engrandecimento e ao aperfeiçoamento da atividade pública. (Do TCE-PR).
Esse Tribunal de Contas não tem algo mais útil para fazer não?