TCE começa a apertar o cerco à Sanepar e Agepar

A Sanepar e a Agepar têm 48 horas para darem explicações ao Tribunal de Contas do Estado sobre o aumento de 12,3% das tarifas de água e esgoto previsto para entrar em vigor dia 17, sexta-feira que vem. O prazo foi comunicado nesta tarde (9) às duas entidades pelo conselheiro Fernando Guimarães, sorteado relator da “Comunicação de Irregularidade” assinada pelo conselheiro Artagão de Mattos Leão acerca da suposta exorbitância do reajuste, três vezes maior do que a inflação acumulada do último ano.

A Sanepar (que pediu o aumento) e a Agepar (que o autorizou) devem encaminhar as respostas até segunda-feira (13). O conselheiro Fernando Guimarães poderá acatá-las ou rejeitá-las liminarmente e eventualmente impedir o aumento. A liminar, no entanto, terá ainda de ser submetida à decisão final do Pleno na sessão de quarta-feira (15).

5 COMENTÁRIOS

  1. Tiburcio, concordo com você. Nem pensar em privatizar a Sanepar, cuja atividade é monopolista por natureza.
    Afinal: 1- nunca vamos ter duas ou mais redes na frente das nossas casas para que possamos escolher; 2- água potável não é commoditie.
    Fiquei surpreso com a porcentagem de distribuição de dividendos. Não sabia que chegava a tanto. Isso explica muito. Grato pela informação.

  2. Ricardo,
    Não é 80% e sim 85%. Caixa de gordura é bom para a Sanepar, evita muita manutenção na rede, mas é uma determinação que vem de cima, não foi imposta pela Sanepar… A Sanepar paga R$ 0,01 por um metro cúbico de água in natura para tratar e distribuir, em alguns sistemas mais da metade do que é tratado se perde entre a estação de tratamento de água e o consumidor final por conta de rede obsoleta… a coleta e o tratamento de esgoto é bem mais caro do que o tratamento e distribuição de água… o que não da pra admitir é o exorbitante percentual de dividendos distribuído aos acionista que passou de 15% para 25% quando o Beto Richa assumiu e em 2014 passou para 50% do lucro líquido! E tem alguns retardados que dizem que tem que privatizar para ser mais eficiente! Se não fosse eficiente vc acha que teria investidor interessado em comer o bolo sozinho? Lucro de 1 bilhão por ano!

  3. Outra coisa: estão obrigando proprietários até de residências antigas a instalar caixas de gordura em seus imóveis. Isso custa caro e a eficiência do sistema é duvidosa, pois na hora de limpar as tais caixas a maioria das pessoas costuma lava-las com mangueira, despejando toda a gordura acumulada de uma só vez na rede de esgoto. Acompanhei recentemente a instalação de um sistema desses numa casa construída há quase sessenta anos, e custou cerca de R$ 600,00, somando materiais e mão de obra. Nesse caso os clientes tinham posses. Mas e quanto àqueles proprietários de casas antigas que recebem valores baixos de aposentadoria e simplesmente não podem arcar com os custos? E a pergunta que não quer calar é: será que as fabricantes de materiais hidráulicos estariam dando alguma espécie de incentivo para que todos sejam notificados, sem levar em conta aqueles que já tinham seus sistemas de esgoto regulares antes da legislação atual entrar em vigor?

  4. Não sei quanto aos custos para tratamento e distribuição da água potável. Mas de uma coisa tenho certeza: a tarifa de esgoto é o “pedagio” mais caro que pagamos todo mês, considerando a total poluição dos rios que cortam Curitiba, e o fedor dos bueiros da cidade. Se a gente pensar que a cada cem reais de consumo de águ pagamos oitenta pelo esgoto, isso é tão caro quanto descer daqui para as praias duas vezes por mês, pagando o pedagio ladrão da Ecovia. A Sanepar deveria ser uma empresa de utilidade pública, não uma vendedora de “commoditie”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui