O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) vai desistir de sua pré-candidatura à Presidência da República para apoiar o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias tucanas, marcadas para novembro. A informação é do jornal Folha de S. Paulo. Tasso e Leite farão o anúncio de forma conjunta na tarde desta terça-feira (28), em Brasília.
Apesar de Tasso ter feito sua inscrição nas prévias, sua desistência era tida como certa. Ele e Leite são aliados de longa data e vinham discutindo juntos as estratégias nas prévias.
Tasso afirmou que não pretende disputar mais um mandato e quer passar tempo com a família. Aos 72 anos, Tasso não chegou a viajar para fazer campanha nas prévias e manteve seu isolamento social em Fortaleza. Tucanos demonstravam preocupação com a disposição e com a saúde do senador para uma campanha presidencial. A assessoria de Tasso afirma que o senador não tem problemas de saúde.
Com o apoio de Tasso, segundo a Folha de S. Paulo, Eduardo Leite cresce no Ceará e em outros Estados do Nordeste, além de ter conquistado Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. Doria, por sua vez, é favorito em São Paulo, Estado com maior número de parlamentares e filiados do PSDB. Também fechou apoio de Tocantins, Distrito Federal e Pará.