É muito estranho, mas Beto Richa comemorou por estar sendo processado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Na última quarta-feira (20), a Corte Especial do STJ mandou que a justiça estadual de primeira instância, em Londrina, paralise todos os trabalhos de investigação e julgamento de fatos e pessoas arroladas na Operação Publicano – aquela que descobriu que fiscais da Receita Estadual mantinham um esquema de achaques a contribuintes. Os achaques serviam para enriquecimento próprio dos agentes, mas, também, segundo se apurou, para supostas transferências de recursos para as campanhas eleitorais de Beto Richa.
O STJ mandou também que todos os autos do processo que tramitam na justiça estadual sejam remetidos para Brasília imediatamente. O governador comemorou este fato, porque, segundo ele, a Operação Publicano conduzida pelas autoridades paranaenses estava “um carnaval”, “um festival”, uma “farra”. Já no STJ ele espera que tudo transcorra mais calmamente, não sem antes lembrar que ele mesmo, há tempos, vinha pedindo para que só o STJ cuidasse do assunto.
Mas há detalhes que não podem ser esquecidos – e muito menos comemorados por Beto Richa: a Corte Especial do STJ é composta por 11 ministros e a votação para que o processo suba para Brasília se deu por votação unânime, 11 a zero!
Não houve um só voto divergente. Por quê? Certamente porque todos os ministros da Corte entenderam que há no processo indícios minimamente razoáveis para que, de fato, Richa responda por tais indícios. E isto, definitivamente, não é motivo para comemoração.
Lembre-se que, assim como na Quadro Negro, também na Publicano há participação de amigos muito próximos do governador, nomeados por ele para cargos de comando na Receita Estadual, e envolvidos nas artimanhas de achaques. Já foram até condenados a penas altas de prisão, como ocorreu com o ex-diretor da Receita Marcio de Albuquerque Lima, co-piloto de Beto em disputadas automobilísticas. Enrolado também esta o primo-distante Luiz Abi Antoun… e assim por diante.
É de se perguntar: Beto Richa está rindo do quê?