Suspensa divulgação do Ibope no Paraná

A divulgação da pesquisa Ibope prevista para esta terça-feira , sobre corrida eleitoral no Paraná está suspensa. O pedido partiu da coligação formada pela Rede, PPL e Democracia Cristã. A coligação, que tem Jorge Bernardi como candidato ao governo, Flávio Arns e Compadre Luiz Adão como candidatos ao Senado pelo Paraná, questionou a amostragem referente ao grau de escolaridade dos entrevistados. Leia mais

Segundo a Assessoria de Imprensa de Jorge Bernardi, na sexta-feira, houve o pedido de liminar que foi acatado pela justiça eleitoral.A alegação foi de que o instituto apresentou um plano de pesquisa em que seriam 2 tipificações com relação ao grau de escolaridade.

No entanto, este quesito foi subdividido em 16 categorias, separadas em 3 grupos. No entender da coligação, seria necessária uma nova pesquisa seguindo o que foi especificado no plano de amostragem

A pesquisa já tinha sido registrada no TSE e foi encomendada pela Rede Paranaense de Comunicação. Está seria a segunda pesquisa Ibope divulgada desde o início oficial da campanha eleitoral.

O primeiro levantamento foi divulgado no dia 23 de agosto e também foi alvo de pedido de impugnação, mas a Justiça Eleitoral aceitou com ressalvas a argumentação e permitiu a divulgação dos números.

Outra pesquisa eleitoral registrada no TSE e com divulgação prevista para a semana é do Instituto Radar. Com o protocolo PR-01900/2018, o levantamento foi encomendado pela ADI – Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná.

Devem ser entrevistados 1494 eleitores, com índice de confiança estimado em 95,5% e margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos. A divulgação está prevista para a quarta-feira, dia 05 de setembro. Por enquanto não há informações sobre pedidos de impugnação com relação a este levantamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui