A pedido de da ministra Cármen Lúcia, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, marcou para quinta-feira (10) o julgamento de duas ações contra a realização da Copa América no Brasil.
O julgamento será feito de maneira virtual, com votos apresentados por escrito, durante 24 horas. O início do torneio de futebol está marcado para o próximo domingo (13).
Estarão em análise duas ações, uma do PSB e outra da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, que argumentam risco de contaminação dos jogadores e torcedores com a Covid.
“A intensa circulação de visitantes em território nacional promoverá evidente propagação do vírus da Covid-19 por diversos Estados brasileiros, bem como a potencial entrada de novas variantes virais em território nacional, em momento no qual as autoridades sanitárias já lutam contra a sedimentação da variante indiana”, alertou o partido na ação.
A Copa América seria realizada na Argentina e na Colômbia, mas os dois países recusaram. A Conmebol chegou a suspender o evento, mas Jair Bolsonaro autorizou sua realização no Brasil.
O governo decidiu proibir público nos estádios e o Ministério da Saúde informou que os jogadores serão testados antes das partidas. (De O Antagonista).