O governador Ratinho Junior (PSD) exonerou na última segunda-feira (17) Cláudio Stábile do cargo de secretário estadual da Administração e da Previdência (Seap). A demissão, formalizada pelo secreto 8.980, foi necessária para que o Banco Central possa analisar a indicação de Stábile para a presidência da Fomento Paraná.
Enquanto isso, a Seap fica sob a responsabilidade, de forma interina, da diretora-geral Marta Cristina Guizelini, nomeada há poucos dias para i cargo em substituição a Rômulo Marinho.
Quem é
Administradora de empresas e servidora pública estadual há 11 anos, Marta Cristina é mestranda em Planejamento e Governança Pública pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialista em Auditoria Integral pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Finanças Empresariais pela Universidade Positivo.
Possui ampla experiência na administração pública, com atuação em gestão patrimonial e governança de bens públicos. Foi mentora do projeto de lei que instituiu o Programa Regulariza Paraná, uma iniciativa inovadora voltada à regularização fundiária de imóveis públicos estaduais, promovendo segurança jurídica e inclusão social.
Antes de assumir a Diretoria-Geral da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência, atuou como Chefe do Departamento de Patrimônio do Estado, onde foi responsável pela atualização cadastral dos bens imóveis estaduais, implantação do Sistema de Gestão de Patrimônio Móvel no âmbito estadual e pela modernização dos procedimentos contábeis patrimoniais.
Também exerceu o cargo de Coordenadora Administrativa-Financeira da Secretaria de Saúde do Município de Piraquara e foi premiada pelo Sistema FIEP-PR no concurso de Trabalhos sobre Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Autora e coautora de artigos apresentados no Congresso Consad de Gestão Pública, com foco na modernização da gestão patrimonial, na eficiência dos processos administrativos e na governança pública. (Da Seap; Foto Evandro Fdel/Seap).