A governadora Cida Borghetti inovou duas vezes nas posses de secretários que nomeou. Em vez de usar os iluminados salões do Palácio Iguaçu, ela promoveu as solenidades nos municípios de origem de seus auxiliares, como a secretária da Educação, Lucia Aparecia Cortez Martins, empossada em Londrina e, nesta quinta-feira (19), o chefe da Casa Civil, deputado Dilceu Sperafico (PP), em Toledo, seu reduto eleitoral.
No ato de posse de Sperafico anota-se uma curiosidade documentada pela foto: fez parte da mesa e aparece bem no canto à direita o deputado Marcio Nunes (PSD), que na quarta-feira (18) foi à tribuna para reclamar que os parlamentares da base de Ratinho Jr. na Assembleia estão sendo discriminados pelo novo governo. Segundo ele, deputados que não apoiarem a reeleição de Cida não serão prestigiados na distribuição de verbas e obras para os municípios que representam.
“Nós sempre soubemos que a ganância pelo poder era grande, mas agora constatamos que ela é extraordinária”, disse o revoltado deputado Marcio Nunes, ameaçando Cida com a possibilidade de os defensores do candidato Ratinho Jr. entrarem na oposição. “É uma falta de respeito total, uma vergonha; este é o momento mais triste que o Paraná já viveu”, completou o pessedista.
Dilceu Sperafico é um deputado experiente. Soma seis mandatos e, na Câmara, já foi presidente da Comissão de Agricultura e da Frente Parlamentar da Agricultura. Nem por isso escapa de investigações incômodas que continuarão tramitando no STF mesmo tendo se licenciado do mandato para assumir a chefia da Casa Civil.
Há pouco tempo, por falta de provas, teve arquivado um processo que o indiciava como membro de organização criminosa, mas não se livrou de outro que o investiga por tráfico de influência. O processo tem como relator o ministro Luiz Roberto Barroso, que desde fevereiro aguarda novas averiguações para dar continuidade ao Inquérito 4010 instaurado pelo Ministério Público Federal (MPF).
Só uma correção, o deputado a direita não é Marcio Nunes, mas sim o deputado federal Nelson Padovani, do PSDB.