A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística começou os trabalhos para o início das obras da ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) acompanharam as primeiras sondagens realizadas na baía de Guaratuba juntamente com técnicos do Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública do novo empreendimento, e da Internacional Marítima, administradora atual do ferry-boat.
As primeiras reuniões começaram na última sexta-feira (28) , um dia após a emissão da licença ambiental pelo Instituto Água e Terra (IAT). O DER-PR também organizou nesta semana encontros com representantes da comunidade local e de povos indígenas da região com visitas ao local onde será construída a ponte de ligação entre os municípios de Matinhos e Guaratuba.
O diretor-geral do DER, Fernando Furiatti, destacou a agilidade para que as obras possam começar no segundo semestre. “Nossas equipes estão prontas para tirar essa importante obra do papel. O DER-PR vai trabalhar com celeridade para entregar ao Litoral uma ponte moderna, segura e bem iluminada, seguindo todos os protocolos legais e com o menor impacto ambiental possível”, afirmou.
A execução do projeto executivo tem o prazo para ser concluído em seis meses. Já estão liberados os trabalhos da equipe projetista, que incluem as sondagens e levantamentos de campo no trajeto da futura obra de arte especial. O DER-PR é responsável pela administração e fiscalização do andamento do contrato, acompanhando os trabalhos nos projetos e dando a aprovação final antes do início da obra.
“A embarcação foi posicionada e topografia foi conferida, dando início ao primeiro furo da sondagem. Também estamos realizando várias reuniões desde a semana passada para alinhar e organizar as logísticas de trabalho, localização do canteiro de obras, questões ambientais e integração das equipes das empresas contratadas”, explicou a gerente de obras da área do Litoral pela Superintendência Regional Leste do DER, Elaine Koutton, uma das fiscais da obra. (AEN; foto:DER).