Sobre a Escarpa, uma palavra de equilíbrio

Pesquisador da Embrapa, mestre em Tecnologia em Sistemas de Energias Renováveis, o engenheiro florestal Erich Schaitza pede equilíbrio no debate entre ambientalistas e produtores rurais sobre o que fazer em relação à Escarpa Devoniana. Ambientalistas defendem a ideia de que a Área de Preservação deve ser mantida intocável; já os produtores acreditam ser possível, sem agredir a natureza, dar melhor destinação econômica a uma parte dela. Diz ele em texto enviado ao Contraponto:

Essa situação da APA da Escarpa Devoniana é uma oportunidade ímpar. Todas as partes poderiam desistir de ações pró ou contra e sentar para fazer um plano de manejo equilibrado, permitindo atividades econômicas, respeitando a importância ambiental da área. A figura da APA é lúdica, prevê crescimento econômico aliado a conservação ambiental. É de uma APA que deve brotar soluções para nossas ações fora delas.
Senhores ambientalistas, conversem com os senhores produtores regionais e vejam qual é seu ponto de vista em relação a ocupação do uso da terra da APA. Senhores produtores regionais, conversem com ambientalistas e vejam qual é seu ponto de vista em relação a ocupação do uso da terra.
Chamem instituições com boa base científica para moderar o planejamento e embasar propostas econômicas e conservacionistas.
Esqueçam nossa tendência obscurantista APA e preconceituosa. Não partam do pressuposto que na APA não pode ter soja transgênica. Por outro lado, não partam do pressuposto que pode. Não digam que tudo é campo nativo e que tem que ser preservado. Mapeiem os campos nativos e protejam-nos. Analisem quem vive na área e como ganha a vida hoje. Planejem para melhorar a vida dessas pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui