(por Ruth Bolognese) – Dois movimentos para debater políticas públicas e renovar o Congresso e as Assembleias de todo o País – Movimento Agora! e RenovaBR – ambos apartidários, tem dois representantes no Paraná entre 767 candidatos a deputado Estadual e 450 candidatos a deputado Federal. Cálculos de pesquisas indicam que a renovação, tanto no Congresso Nacional como nas Assembleias ficará entre 15 e 30%.
No Paraná, o advogado Diogo Busse, PPS, ex-secretário de Politicas sobre drogas da prefeitura de Curitiba e e ex-diretor de Diversidade Cultural do Ministério da Cultura em Brasília. Ele disputa pela segunda vez uma cadeira na Assembleia Legislativa e conta com o apoio de Luciano Huck , um dos oito candidatos do Brasil a receber doação do apresentador global.
Já Natelie Unterstell é candidata a deputada federal. Administradora pública e empreendedora, mestre em Harvard, foi negociadora do Brasil na ONU por 5 anos. É também cofundadora do Agora! e líder RenovaBR e agora disputa uma vaga na Câmara federal pelo Podemos.
Os dois candidatos lutam contra os nomes tradicionais e que contam com grandes recursos na política do Paraná. Mas trouxeram para a campanha um discurso mais aprofundado sobre a renovação na política com base em estudos e projetos sobre mudanças nas áreas sociais, combate às drogas, proteção à mulher, educação e primeiro emprego.