A Embaixada da Venezuela em Brasília foi invadida na manhã desta quarta-feira (13) por cerca de 20 simpatizantes do autoproclamado presidente venezuelano, Juan Guaidó. Eles pularam o muro e ocuparam as instalações. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo.
A Polícia Militar do Distrito Federal foi chamada, mas não retirou as pessoas do local, já que é considerado território estrangeiro. O encarregado de negócios do país no Brasil, Freddy Meregote, encaminhou áudios para parlamentares e lideranças de movimentos sociais para pedir ajuda.
“Companheiros, informo que pessoas estranhas às nossas instalações estão entrando [na embaixada], estão violentando o território venezuelano. Necessitamos ajuda e uma ativação imediata de todos os movimentos sociais e partidos políticos”, declarou Meregote em sua mensagem.
Segundo ele, famílias com crianças estão dentro das instalações, sendo “assediadas” pelos manifestantes.
Um grupo de deputados, liderados pelo petista Paulo Pimenta (PT-RS), está na manhã desta quarta-feira na embaixada para tentar expulsar os invasores.
A Venezuela não tem embaixador no Brasil desde 2016, quando o presidente Nicolás Maduro chamou o então representante de seu governo em Brasília de volta a Caracas, em protesto contra o impeachment de Dilma Rousseff.
Neste ano, Jair Bolsonaro reconheceu Guaidó como presidente da Venezuela e ele nomeou a advogada venezuelana María Teresa Belandria Expósito como representante da Venezuela no Brasil. No entanto, ela nunca assumiu o cargo nem ocupou a embaixada. (Foto do Corpo de Bombeiros do DF).